Lançada no início de maio de 2020, a campanha de financiamento coletivo Salvando Vidas, realizada pelo BNDES, em parceria com a CMB e outras entidades, tem como principal objetivo fornecer equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
Após 14 meses, alcançamos R$ 109, 9 milhões arrecadados e estamos na nona lista de entidades beneficiadas, com 149 hospitais. Foram 1.709 doadores até o momento (pessoas físicas e jurídicas). A meta de R$ 100 milhões foi atingida pelo crowdfunding (financiamento coletivo), mas as doações continuaram diretamente com a gestora financeira.
O Salvando Vidas é uma ação que soma recursos não reembolsáveis do BNDES Fundo Social ao financiamento coletivo – doações diretas e campanha de arrecadação com pessoas físicas e jurídicas – por meio da plataforma de matchfunding no site: www.benfeitoria.com/salvandovidas.
Na manhã de quarta-feira (07/07), a CMB divulgou a nona lista de instituições filantrópicas no Brasil, totalizando 804 hospitais filantrópicos beneficiados até o momento.
No dia 19 de julho, a CMB participará de um evento para o lançamento da segunda fase da Campanha Salvando Vidas, com a presença do presidente do BNDES, Gustavo Montezano.
Para o presidente da CMB, Mirocles Véras, a segunda fase da campanha confirma a importância dessa ação. “O resultado dessa campanha só confirma a importância e reconhecimento das Santas Casas e hospitais filantrópicos, bem como a disposição das empresas no engajamento e valorização da saúde, especialmente durante a crise sanitária. Os valores são expressivos e a doação dos insumos foi de grande importância para todas as instituições beneficiadas. O envolvimento das empresas parceiras para essa ação foi fundamental e temos certeza de que a segunda fase será novamente um sucesso. Não mediremos esforços para manter essa ação viva, ampliando ainda mais o volume de doações e instituições contempladas”, enfatiza o presidente da CMB.
O Salvando Vidas envolve diversas parcerias:
BNDES – Maior patrocinador do projeto, atua na captação de recursos e no acompanhamento de todo o processo.
CMB – Faz o dimensionamento junto às instituições de saúde, dos bens e serviços mais críticos à prevenção e combate à Covid-19, bem como dos hospitais a serem beneficiados.
Benfeitoria – Plataforma de crowdfunding responsável por receber e centralizar as doações para a campanha, bem como pela criação dos materiais e ações de mobilização.
SITAWI – Com o apoio da Benfeitoria, faz a gestão dos recursos financeiros, prestação de contas, aquisição dos itens e a coordenação da campanha.
Bionexo – Disponibiliza sua plataforma de tecnologia para avaliação e cotação de preços junto a mais de 10 mil fornecedores e atua no acompanhamento, em conjunto com a CMB, das entregas individualizadas em cada instituição de saúde.

Fonte: CMB