A apresentação dos cases classificados no 7° Prêmio FEMIPA de Melhores Práticas e Criatividade fechou o segundo dia do 17° Seminário FEMIPA na sala de Gestão de Pessoas. Quatro cases foram apresentados em duas classes diferentes de hospital baseadas no número de leitos.
Na Classe 1, com hospitais de até 100 leitos, o case “Gestão de Voluntariado: Uma nova visão profissional” foi apresentado por Angela Zanlorenzi, vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ela apontou que o Hospital Erasto Gaertner trabalha com voluntariado há décadas, e o projeto busca uma estruturação da gestão com qualificação dos voluntários do Erastinho.
A necessidade surge do aumento da complexidade da própria estrutura do hospital, e ela diz que palestras, treinamentos, avaliações, premiações e processos de seleção mais estruturados são essenciais para garantir a qualidade do voluntariado. “Precisamos valorizar o trabalho dos voluntários, que é tão importante”, diz ela.
O segundo case, já na Classe 2, com hospitais de mais de 100 leitos, foi apresentado por Ana Claudia F. Andrade, assistente social da Santa Casa Irati. O hospital é o único da região, e o case é a reforma de uma área inutilizada no meio do hospital para humanizar o contato de todos que frequentam o lugar, sejam colaboradores, pacientes ou familiares.
O chamado “Espaço Verde” foi reformado, pintado e adaptado para trazer uma sensação de conexão e humanização, e o custo para isso foi extremamente baixo. Com apenas R$ 5.486,80 em gastos, o lugar passou a ser usado por todos. “Nós precisamos estar no hospital, mas um ambiente verde favorece a condição mental de todos”, conclui ela. A área já foi usada para festas juninas, descanso e até mesmo ensaio fotográfico de uma gestante. Além disso, outras três áreas do hospital estão em processo de reforma para alcançar os mesmos objetivos.
O terceiro case apresentado foi o da Santa Casa de Curitiba, por Aldrin Caroline Martins, encarregada da hotelaria do hospital. O case é entitulado “Metodologias ativas na hotelaria hospitalar: Estratégias para redução de infecções relacionadas à assistência à saúde”. O projeto consiste no treinamento prático da equipe de hotelaria para que ela seja capaz de lidar com qualquer situação. Martins destacou que as metodologias usadas buscam colocar a equipe no centro da história.
Um cenário foi criado para que a equipe pudesse aprender a trabalhar bem na simulação, o que se traduziria em experiência quando uma situação real se apresentasse. O projeto também buscou fazer com que a equipe percebesse com clareza o valor e importância que a hotelaria tem. Como resultados, Martins apontou que o treinamento ativo trouxe desenvolvimento de habilidades, maior concentração e engajamento da equipe, que pôde ter feedback contínuo, e, ao fim, houve inclusive uma premiação para a equipe mais comprometida.
Por fim, o último case foi apresentado por Neiva Prestes, da Clínica Médica São Camilo, foi o Projeto Senhor Gentileza, que consiste na passagem semanal de um boneco de feltro, de custo baixo para o hospital, de um colaborador para outro com base em gentilezas observadas durante a semana. O objetivo é unir a equipe e criar reconhecimento. Atitudes gentis são valorizadas e incentivadas dessa forma e quem escolhe o ganhador de uma semana é sempre o ganhador da semana anterior.
O aumento na interação entre colaboradores e setores, assim como a elevação na satisfação com o trabalho foram os resultados observados por Prestes, que disse que as pessoas requisitam a repetição do projeto anualmente. Além do Sr. Gentileza dos colaboradores, o projeto também foi implantado para os pacientes e trouxe resultados similares.
Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Breno H. M. Soares