Uma solenidade oficial realizada na tarde de ontem marcou a abertura do 1º Encontro HOSPSUS e do 4º Seminário Femipa. O presidente da Femipa, Maçazumi Furtado Niwa, lembrou em seu discurso do ano profícuo de trabalho que coincide com os 25 anos de fundação da Federação e que resultou em importantes parcerias. “Pela primeira vez, os hospitais filantrópicos passaram a integrar um programa do governo do Estado e terão condições de aperfeiçoar a gestão, desejo antigo do setor. Com o HOSPSUS, santas casas e filantrópicos recebem a atenção que lhes é devida”, afirmou. Niwa destacou ainda as ações realizadas em conjunto com a CMB, que resultaram em mudanças na legislação, na ampliação do Programa Educasus de ensino à distância e no futuro lançamento da primeira Revista de Direito da Saúde, prevista para fevereiro de 2012.
Apesar de todas as conquistas, o presidente da Femipa não deixou de afirmar que ainda é preciso melhorar a questão do financiamento. “A participação da União nos investimentos na Saúde se faz urgente, haja vista a necessidade de recursos novos no segmento. Sem a inclusão de dinheiro novo, dificilmente será possível garantir melhorias ao SUS. É de suma importância que o Senado aprove o texto da Emenda Constitucional 29 comprometendo a União a aplicar 10% da receita bruta na Saúde”, defendeu.
A superintendente de gestão do Sistema de Saúde da Sesa, Márcia Huçulak, representando o secretário de Estado da Saúde Michele Caputo Neto, reforçou a importância da parceria com os hospitais filantrópicos para o funcionamento do SUS no Estado e a realização de eventos como este. “Precisamos qualificar os profissionais e promover a troca de informações para melhorar a qualidade dos serviços.”, completou.

Compuseram a mesa de abertura também o representante da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu Gonçalves, o presidente da Fehospar, Renato Merolli, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Carlos Alberto Goytacaz, o diretor das unidades próprias do Estado, Charles London, a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas, a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Rosita Wilner, Rafael Bertoldi, representando a vice-governadoria, e o secretário do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, Celso Luiz Gonçalves dos Santos Jr.