Na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro de 2025, a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) e a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) realizaram um evento online exclusivo para debater os impactos da Reforma Tributária no setor filantrópico da saúde. O encontro marcou oficialmente a parceria entre a CMB e a ANAHP, reforçando a cooperação entre instituições para fortalecer o setor e garantir a sustentabilidade das Santas Casas e hospitais filantrópicos. Clique aqui para assistir à transmissão completa.
O evento contou com a participação do presidente da CMB, Mirocles Véras, do diretor executivo da ANAHP, Antonio Britto, do especialista tributário Renato Nunes, do escritório Machado Nunes Advogados, e do diretor de Relações Governamentais da ANAHP, Marco Aurélio Ferreira. Durante o encontro, também foram anunciadas a abertura das inscrições para o curso sobre contratualização com operadoras e poder público e o lançamento do projeto de indicadores hospitalares da ANAHP voltado para hospitais filantrópicos. Estes são os primeiros frutos da parceria que levará conhecimento, oportunidades e muitas novidades para os hospitais filantrópicos brasileiros.
Sobre a reforma tributária , entre os temas abordados, destacaram-se as mudanças relacionadas à imunidade tributária, esclarecendo como os hospitais filantrópicos serão impactados pelos novos tributos CBS e IBS. Também foi discutida a aplicação da alíquota zero para medicamentos e insumos médicos, explicando quais instituições poderão se beneficiar e, além disso, foram apresentadas as adaptações necessárias para que os hospitais se preparem para as novas regras tributárias.
A CMB continuará acompanhando os desdobramentos da Reforma Tributária e promovendo debates para garantir que as mudanças não prejudiquem a atuação dos hospitais filantrópicos no país.
Fonte: CMB