A CMB participou, nessa segunda-feira (28), de reunião com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, e o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif). Na oportunidade, o presidente da CMB, Edson Rogatti, falou sobre a situação das Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos, o financiamento e a importância das instituições para a população e para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Fonif apresentou o trabalho da instituição em favor da filantropia no Brasil, tratando, especialmente, da pesquisa que aponta o quanto os filantrópicos devolvem à sociedade, Eles informaram, inclusive, que será feita uma atualização dos dados, para demonstrar o quanto as instituições continuam contribuindo na Saúde, Educação e Assistência Social.

Segundo o diretor-geral da CMN, José Luiz Spigolon, os participantes também reafirmaram ao ministro a importância de o TCU fiscalizar as ações dos filantrópicos, com a supervisão dos ministérios correspondentes de cada área, garantindo que haja transparência nas ações das instituições e monitoramento da situação do segmento filantrópico.

Fonte: CMB