Aliar a boa gestão de uma instituição de saúde às finanças não é uma tarefa fácil, principalmente com as atenções voltadas para a cadeia de fornecedores e suprimentos. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI), os valores retidos neste setor representam 18% do faturamento das empresas, o que pode atrapalhar a alocação de recursos para outras áreas.

E é aí que a tecnologia entra para auxiliar. A central de compras coletiva através de um software ou portal web tem se mostrado uma alternativa para os gestores que buscam alocar melhor a receita para investir em profissionais, softwares ou na infraestrutura da organização.

Com esse tipo de ferramenta, por exemplo, é possível alcançar preços mais vantajosos junto aos fornecedores e assim beneficiar a instituição de saúde sem perder qualidade de produto e de atendimento.

“Reunir várias instituições em uma mesma plataforma e em uma mesma compra favorece tanto fornecedor quanto o hospital. Por exemplo, se elas priorizarem itens da curva A em um cenário desses, o preço de insumos mais caros e que representam cerca de 20% de todo o volume comprado ao longo do mês acaba caindo”, explica Michael Almeida, Gerente Comercial da Apoio Cotações, empresa especializada conectar fornecedores e instituições de saúde.

Além da cotação, esse tipo de recurso consegue também uma economia de tempo, evitando as pequenas e recorrentes compras. Tudo isso é apoiado em cinco pilares, desde o planejamento, compra, contrato com fornecedor, gestão de OPMEs (órtese, prótese e materiais especiais) e de DMI (dispositivos médicos implantáveis) até o Módulo de Analytics e Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

“Com tantos itens para serem adquiridos, ter uma plataforma que contribua para administrar a quantidade de informações e o contato com os fornecedores está se tornando cada vez mais trivial. Sem esse suporte, muitas vezes algumas outras áreas que poderiam receber mais recursos acabam sendo prejudicadas”, completa Almeida.

Outro ponto que é beneficiado pela tecnologia é a segurança no produto. Afinal, como garantir que, após diversas pesquisas aquele fornecedor seja o indicado, evitando fraudes? A resposta está na web.

“Em uma plataforma de compras, os fornecedores são devidamente cadastrados e avaliados, gerando confiança e transparência nas negociações, que inclusive são requisitos importantíssimos para a obtenção de acreditações e certificações”, explica Michael Almeida.
*Informações Assessoria de Imprensa

Fonte: Saúde Debate