A partir desta sexta-feira (23), Curitiba será palco de um dos maiores encontros sobre saúde infantojuvenil do país. O Criança 2025 – V Congresso Internacional de Especialidades em Pediatria, promovido pelo Hospital Pequeno Príncipe, reunirá mais de 700 especialistas, nacionais e internacionais, para debater temas urgentes da infância e adolescência. Só no primeiro dia, estarão presentes palestrantes da Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Chile, Argentina e diversos estados brasileiros. O evento, que conta com mais de 2,5 mil inscritos, acontece até o dia 27 de maio no centro de convenções Viasoft Experience.
Voltado a profissionais de saúde que atuam com o público infantojuvenil – como pediatras, cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros –, o congresso também é aberto a residentes, pesquisadores e gestores interessados em atualização científica e integração multiprofissional. Para quem ainda não realizou inscrição, será possível inscrever-se presencialmente no local do evento a partir de sexta-feira.
Segundo o médico infectologista Victor Horácio, vice-diretor de Ensino do Hospital Pequeno Príncipe e coordenador-geral da comissão organizadora, o evento representa um espaço privilegiado para atualização e intercâmbio científico em pediatria. “Será um encontro potente da comunidade pediátrica, com foco na atualização científica, na saúde integral e na humanização do cuidado infantojuvenil.”
Saúde de crianças e adolescentes
O Criança 2025 representa uma iniciativa estratégica do Hospital Pequeno Príncipe na qualificação do cuidado à saúde infantil, impactando diretamente a vida de milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Como parte de sua missão institucional de disseminar conhecimento e promover a educação continuada, a instituição reforça que a atualização científica constante e a troca de experiências entre os profissionais de saúde são fundamentais para fortalecer a rede pediátrica nacional, ampliando o acesso a tratamentos humanizados, inovadores e integrados.
Com programação intensa e multidisciplinar, o Criança 2025 conta com palestras, simpósios, mesas-redondas, painéis e discussões de casos clínicos, abrangendo 37 especialidades em 13 módulos: Pediatria, Anestesiologia, Bioética e Humanização, Otorrinolaringologia, Cirurgia Pediátrica, Urologia, Cardiologia e Cirurgia Cardíaca, Enfermagem, Oncologia, Hematologia e TMO, Ortopedia, Pesquisa Básica Aplicada e Fisioterapia e Psicologi
Serviço – Criança 2025
Data: 23 a 27 de maio de 2025
Local: Viasoft Experience (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba/PR)
Mais informações: https://crianca2025.com.br/home.asp
Sobre o Pequeno Príncipe
Com sede em Curitiba (PR), o Hospital Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. Há mais de cem anos, a instituição filantrópica e sem fins lucrativos oferece assistência hospitalar humanizada e de alta qualidade a crianças e adolescentes de todo o país. Referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, realiza transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea, além de atuar em 47 especialidades e áreas de atuação em pediatria, com equipes multiprofissionais.
Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Hospital promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, realizou 259 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil procedimentos cirúrgicos e 293 transplantes. Reconhecido como hospital de ensino desde a década de 1970, já formou mais de dois mil especialistas em diferentes áreas da pediatria. Desde 2019, o Pequeno Príncipe é participante do Pacto Global e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas.
A atuação em assistência, ensino e pesquisa – conforme o conceito Children’s Hospital, adotado por grandes centros pediátricos do mundo – tem transformado milhares de vidas anualmente, garantindo-lhe reconhecimento internacional. Em 2024, foi listado como um dos 80 melhores hospitais do mundo que atuam com pediatria e, pelo quarto ano consecutivo, foi apontado como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina pela revista norte-americana Newsweek.
Fonte: Hospital Pequeno Príncipe