No dia 7 de setembro, o Hospital Municipal de Araucária (HMA) completa 4 anos de atividades. Durante este período, o volume de atendimento aumentou, novos serviços foram oferecidos à população e a instituição conquistou o reconhecimento público através da qualidade de seus serviços, ao receber a certificação de acreditação hospitalar nível 1 da Organização Nacional de Acreditação – ONA.

Ao longo destes 4 anos, foram registrados no HMA 6.739 partos,  25.759 internações, 525.416 exames, 8.367 cirurgias, 85.789 atendimentos ambulatoriais e 46.786 atendimentos de urgência e emergência. Comparando as estatísticas de atendimento do primeiro ano do hospital com os números atuais, é possível perceber um aumento de 62% no volume total de pacientes atendidos. Este crescimento deve-se à ampliação da oferta de exames, consultas ambulatórias e cirurgias, bem como o crescimento da demanda de internações e atendimentos de urgência e emergência.

Como política de gestão trabalhada desde o começo das atividades do hospital, a qualidade nos processos é algo que hoje faz parte da essência do HMA. E quando se fala em qualidade dentro do ambiente hospitalar, o trabalho está diretamente ligado à segurança do paciente, que durante o período de sua internação pode estar exposto a diversos tipos de riscos, caso estes não sejam monitorados e controlados de maneira sistemática. Através deste trabalho, em 2010, o HMA tornou-se o primeiro hospital público do Paraná acreditado pela ONA, maior referência nacional em processos de qualidade na área da saúde, além de ter recebido outros reconhecimentos e prêmios.

Segundo o diretor geral do HMA, Danilo Oliveira da Silva, é um orgulho completar 4 anos de atividades e perceber os inúmeros avanços durante este período. “Temos empenhado nossos esforços para administrar o hospital da melhor maneira possível e as conquistas registradas ao longo destes 4 anos confirmam o reconhecimento deste trabalho, que é realizado com foco em qualidade, a fim de garantir a oferta de uma assistência segura e humanizada aos nossos usuários, que em suma, é a missão de nosso hospital”, afirma o diretor.

Atualmente, o HMA é o único hospital de Araucária e faz parte do sistema municipal de saúde, dando suporte às unidades básicas de saúde e também às unidades de pronto atendimento adulto e infantil. Todos os atendimentos são realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS) e 92% dos pacientes atendidos são moradores de Araucária.

Fonte: Comunicação HMA