O trabalho realizado em defesa do setor filantrópico de saúde pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) completará, neste ano, 60 anos. Apesar de a data oficial ser no dia 10 novembro, as comemorações para marcar a data já iniciam, com jantar que aconteceu na última terça-feira (7), no restaurante Coco Bambu, em Brasília. O presidente da Femipa, Dr. Charles London, participou do evento.

Também estiveram presentes o presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Antonio Brito, além de outros deputados federais e senadores; representantes das federações estaduais; integrantes do Ministério da Saúde; e membros de diversas entidades representativas nacionais relevantes do setor de saúde, como OPAS/OMS Brasil, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems),  Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE), Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) e Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).

A participação das autoridades permitiu o estreitamento do diálogo e a construção de pautas que fortaleçam as entidades, que têm representatividade significativa na saúde brasileira: dos 7.359 hospitais existentes no Brasil, 1.802 são Santas Casas e hospitais filantrópicos, que atendem a mais da metade da demanda de média e alta complexidade do SUS. Em 830 municípios brasileiros, as Santas Casas e hospitais filantrópicos são o único equipamento de saúde para atendimento de toda a população.

Durante o jantar, foi lançada a primeira edição do Boletim CMB, que será mensalmente encaminhado aos parlamentares, para conhecerem mais a atuação dos hospitais filantrópicos e suas necessidades, a fim de que políticas públicas sejam desenvolvidas para a continuidade dos serviços prestados à população.

O primeiro exemplar do Boletim trará um panorama da atuação dos filantrópicos na Saúde Mental. De dezembro de 2021 a novembro de 2022, essas instituições foram responsáveis por mais da metade dos procedimentos de tratamentos clínicos em Psiquiatria do SUS: 53%. No país, dos 227 hospitais especializados em Psiquiatria, 64 são filantrópicos (28%), representando 41% dos leitos existentes para a especialidade.

“As instituições filantrópicas são a base do SUS. Nas ações comemorativas dos 60 anos da CMB, vamos reforçar aos nossos representantes governamentais o importante e vital trabalho que essas entidades prestam a milhares de brasileiros e que precisa de mais reconhecimento para continuar atendendo aos cidadãos com qualidade e dignidade”, fala o presidente da CMB, Mirocles Véras.

Fonte: CMB