A realização do 10.° Encontro Paranaense da Saúde entre os dias 21 e 23 de setembro, em Curitiba, marcou o início de uma nova gestão à frente da Ahopar (Associação dos Hospitais do Estado do Paraná). Responsável pela organização do evento, a instituição empossou em julho a diretoria para o triênio 2022–2025, que tem à frente o presidente Flaviano Feu Ventorim.

Administrador hospitalar e especialista em finanças, Ventorim é diretor executivo do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, e atua há anos em entidades representativas do segmento. O gestor é também presidente do Sindipar (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná) e integra as diretorias da CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos) e Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná).

Missão

Na abertura do Encontro Paranaense da Saúde, no dia 21 de setembro, Ventorim explicou que o evento é um exemplo representativo do foco de atuação da Ahopar sob sua gestão. “O Encontro sublinha a missão específica da Ahopar, que é o desenvolvimento e o aprimoramento da Saúde por meio da promoção de conhecimento”, disse.

De acordo com o presidente, a diretoria do triênio 2022–2025 tem como objetivo direcionar a Associação para as suas competências específicas, atuando de forma complementar às entidades que possuem outras naturezas jurídicas e outras atribuições representativas no setor. “Assumimos a Ahopar com o intuito de vocacioná-la e de dar a cada entidade seu próprio papel, para que, todas juntas, possam falar em nome da Saúde desse país”, disse Ventorim.

O novo presidente da Ahopar lembra que a atuação em prol do desenvolvimento do setor por meio da orientação a associados e da promoção de conhecimento técnico multidisciplinar é uma das funções estatutárias da entidade. “Assumimos com o compromisso de atuar cada vez mais próximos aos hospitais e com o propósito de transformar conhecimento em assistência de qualidade e segurança para os pacientes”, disse. “O que mais queremos são bons hospitais. Nosso sistema precisa deles, pois esta é a nossa missão: entregar de volta à sociedade os pacientes que nos procuram.”

Sucessão

A nova diretoria sucede a gestão de 2019–2022 presidida por Marcia Rangel de Abreu – atualmente integrante da diretoria da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) eleita em março deste ano. “Iniciamos nosso período à frente da Ahopar agradecendo o trabalho da equipe anterior, que, ao longo de toda a pandemia, não mediu esforços para que a instituição continuasse a exercer seu papel de auxiliar seus associados em um período de grandes dificuldades”, lembrou Ventorim.

 

Diretoria – Triênio: 2022–2025

 

Presidente: Flaviano Feu Ventorim

1º Vice-Presidente: Lincoln Vieira Magalhães

2º Vice: Antônio Carlos Figueiredo Nardi

3º Vice: Rangel da Silva

4º Vice: Álvaro Luis Lopes Quintas

5º Vice: Eduardo Steil

Diretora Secretária Geral: Melissa Bizinelli Gubert Bertão

Diretora Secretária Adjunta: Karin Ratzke Tavares

1º Tesoureiro: Raphael Eduardo Mendes Guimarães

2º Tesoureiro: André Luis da Silva Teixeira

Diretora de Patrimônio: Marina Abe

Diretora de Relações Soc. Cultural: Neidamar Pedrini Arias Fugaça

 

Conselho Fiscal Efetivo

1ª Conselheira: Regina Ramina Montibeller

2º Conselheiro: Adriano Rocha Lago

3º Conselheiro: Claudio Enrique Lubascher Astudillo

 

Conselho Fiscal Suplente

1º Conselheiro: Fabiano Andrigo Stortti;

2ª Conselheira: Ana Carolina Hildebrand Seyboth

3º Conselheiro: José Pereira

 

Conselho Consultivo Efetivo

1º Conselheiro: Charles London;

2º Conselheiro: Rogério Vanderlei Kuntz;

3º Conselheiro: Umberto Tolari

 

Conselho Consultivo Suplente

1ª Conselheira: Catarina Harue Yagueshita

2º Conselheiro: Geci Labres de Souza Júnior

3º Conselheiro: Rogê Jorge Costa

Diretores Suplentes

1º Vice-Diretor Suplente: Rosemberg Gonçalves de Sá

2º Vice-Diretor Suplente: Juliano Gasparetto

Fonte: Ahopar