O 4º Seminário Femipa, que será realizado de 9 a 11 de novembro em Curitiba, promete mobilizar não somente o Paraná, mas especialistas, políticos e autoridades de outros Estados em torno das discussões que afetam o setor da Saúde de todo o país.

Na visão do presidente da Femipa, Maçazumi Furtado Niwa, a participação dos hospitais afiliados é essencial para o sucesso do evento. “O Paraná está em foco na política, na atração de novas indústrias e também na área da Saúde. A expectativa é que este evento entre definitivamente para o calendário nacional do segmento e se consolide como um dos principais fóruns de discussão”, afirma Niwa.

A opinião também é compartilhada por afiliados. “Estamos vivenciando um momento importante de repensar a Saúde e de comemorar alguns avanços para os filantrópicos. É tempo de solidificar a participação dos filantrópicos no SUS e celebrar a parceria com o HOSPSUS”, declara o superintendente administrativo da Santa Casa de Maringá, José Pereira.


Programação

Todos os temas do evento, que tem como mote “Santas Casas e Hospitais Filantrópicos: construindo um novo modelo de atenção à saúde”, foram elaborados com o objetivo de ajudar a esclarecer e encontrar soluções para as principais dúvidas, problemas e desafios que os hospitais e seus gestores enfrentam. No cronograma estão: Atualidades da Legislação da Filantropia, Negociações Coletivas de Trabalho, Modelos de Remuneração e Análise Setorial e Perspectivas da Saúde.

Outra palestra programada é Ferramentas de Gestão e a Acreditação Hospitalar. “O painel tem o objetivo de demonstrar como a adoção do modelo da acreditação e suas ferramentas de gestão poderão auxiliar os gestores e líderes na condução diária das instituições, em especial na abordagem da gestão por processos”, explica Fábio de Araújo Motta, presidente do Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS).

Já a assessora executiva da Fundação Amaral Carvalho, Shirley Batista, vai abordar o tema captação de recursos. “A captação de recursos junto ao governo federal é de extrema importância para as entidades. Os hospitais precisam conhecer o processo que, apesar de trabalhoso, trás muitos benefícios. A única contrapartida é prestar um bom serviço para a comunidade”, diz a palestrante.

Para o diretor geral da Santa Casa de Curitiba e do Hospital Nossa Senhora da Luz, Flaviano Venturim, o evento é de extrema importância para as entidades filantrópicas. “A participação da Santa Casa é fundamental, visto que o Seminário apresentará os assuntos mais pertinentes às instituições filantrópicas. Junto às entidades co-irmãs teremos a oportunidade de discutir, trocar ideias e compartilhar problemas e soluções, além de fomentar novas discussões”, argumenta.

Novidades

 

Este ano, o evento contará com a Feira de Produtos e Serviços Médico-Hospitalares e Tecnologia. Empresas como Micromed, Wheb Sistemas, MV Sistemas, MecFarma, Formathos, GHR Consultoria, Unicred e Unimed Paraná irão mostrar tecnologias e serviços que auxiliam na gestão. Parceira da Femipa há um ano, a Bionexo apresentará a plataforma de gestão de compras.

Para se inscrever, baixe o seminario-femipa-ficha-inscricao.