Nesta sexta-feira, 15, a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) comemora seus 27 anos de fundação com um café da manhã no Hotel Deville Rayon, em Curitiba. Além da celebração por mais um ano na história da Federação, o encontro marca a consolidação do papel institucional e representativo da entidade no Estado e as inúmeras conquistas do último ano.

Na ocasião, será realizada uma homenagem póstuma à Dra. Zilda Arns pelo reconhecido esforço em benefício da saúde de milhares de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Fundadora da Pastoral da Criança e três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil, a médica Zilda Arns Neumann dedicou sua vida a reduzir a mortalidade infantil. Dra. Zilda partiu no dia 12 de janeiro de 2010, aos 75 anos, vítima do terremoto que devastou o Haiti. O seu legado, no entanto, permanece vivo em cada um dos mais de 260 mil voluntários que levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres nos projetos da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa.

A homenagem já foi entregue em outros anos para os ex-conselheiros que representaram os prestadores de serviço no Conselho Estadual de Saúde, o senador Alvaro Dias, o secretário de estado da saúde, Michele Caputo Neto, os ex-presidentes da Femipa, entre outros.

O evento para convidados contará com a presença dos gestores de hospitais afiliados, parceiros, autoridades e políticos ligados à área da Saúde.