A Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) fechou, neste mês, uma parceria com a techtools health para a obtenção da solução dbFederação, uma plataforma digital de indicadores gerencias, da unidade de negócios techtools numb3rs. Com a tecnologia, a Femipa terá informações consolidadas dos hospitais filantrópicos do Paraná e poderá fazer análises econômicas e epidemiológicas. Tudo isso trará embasamento para facilitar a tomada de decisões e, assim, contribuir para a gestão da saúde pública. Além disso, a parceria também vai trazer benefícios aos afiliados, já que a federação irá disponibilizar um boletim mensal com dados do setor filantrópico de Saúde, e cada hospital terá acesso a suas respectivas informações, como atendimento da filantropia, AIHs rejeitadas, taxa de permanência, entre outras.

“Para que uma entidade possa ser, de fato, representativa, ela precisa conhecer a realidade do setor, e isso só é possível a partir de dados confiáveis. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Femipa era, justamente, a falta desses números, que demonstram a relevância das entidades filantrópicas para a saúde pública. Nossas instituições sabem o que representam, mas precisamos divulgar isso para sensibilizar os governantes e a população para a nossa causa. Essa parceria com a techtools health vem para fechar essa lacuna e para possibilitar que sejamos mais assertivos em nossas ações”, destaca o presidente da Femipa, Charles London.

O banco de dados da techtools numb3rs contém todos os atendimentos de internação (AIH) e ambulatoriais (SIA) dos pacientes do SUS que foram atendidos nos estabelecimentos de saúde desde 2008, de forma anônima. A plataforma utiliza informações públicas do Datasus, enriquecidas com dados do CNES, SIGTAP, IBGE, dentre outros.

De acordo com Jaddus Manga, diretor comercial para hospitais da techtools health, o grande diferencial do dbFederação está na simplicidade de seu uso e nas informações financeiras e estratégicas, com dashboards customizados. “Trata-se de um hub de soluções analíticas, que oferece indicadores de gestão com dados obtidos do Datasus e monitoramento de contratualização dos hospitais – tudo na nuvem. O produto é disponibilizado via plataforma web e dispensa investimentos em infraestrutura e em mão de obra especializada em base de dados e TI”, ressalta o diretor.

Digitalização da jornada do paciente

A Femipa aproveitou, ainda, para eleger a Tília Saúde Digital, que valida a solução para a digitalização da jornada do paciente e integração das linhas de cuidado, como a plataforma de referência para recomendar aos afiliados, a exemplo da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB). A Tília Saúde Digital conecta todo o ecossistema da saúde, interopera com os principais sistemas de gestão hospitalar e disponibiliza indicadores que geram parâmetros, em tempo real, para aumentar a eficiência das organizações e a qualidade dos serviços prestados.

Vantagem para os afiliados

Além do recebimento do boletim com informações estratégicas, as instituições afiliadas à Femipa poderão obter uma versão da plataforma desenvolvida exclusivamente para hospitais, denominada dbSaúde, com condições especiais. Além dos dados disponibilizados no boletim, a solução oferece outras funcionalidades, como comparativos de mercado (com outras instituições), panorama geral da saúde, projeções, acompanhamento de tendências, análise populacional, monitoramento de contratualização, atendimento e faturamento, entre outras.

Fonte: techtools health e Femipa