Na próxima semana, dias 15, 16 e 17 de maio, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, acontece a 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, e a FEMIPA e seus hospitais afiliados estarão presentes para debater as políticas de Saúde do estado e defender as demandas das instituições filantrópicas.

Neste ano, o tema central será “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, com uma palestra magna sobre o assunto, marcada para acontecer no dia 16 de maio, das 08h30 às 10h. A programação traz, ainda, painéis temáticos e grupos de trabalho que envolverão quatro eixos principais: 1) O Brasil que temos. Brasil que queremos; 2) O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; 3) Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia; e 4) Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O encontro é um importante fórum de discussões e reúne todos os segmentos da sociedade para fixar as diretrizes para as políticas de saúde e definir as propostas que ajudam a melhorar a qualidade dos serviços prestados, resultando em um melhor atendimento à população paranaense. É também na Conferência que são eleitas as entidades que representarão os segmentos durante os próximos quatro anos do Conselho Estadual de Saúde.

A FEMIPA tem, ao longo dos anos, participado ativamente do Conselho Estadual de Saúde e da Conferência Estadual, defendendo, sempre, os interesses comuns e as demandas das santas casas e dos hospitais filantrópicos do estado. Neste ano, durante o encontro, a Federação vai apresentar uma moção de reivindicação para pleitear o reajuste dos valores destinados aos hospitais que integram o Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do Sistema Único de Saúde do Paraná, conhecido como HOSPSUS. Criado em 2011, o programa viabiliza o custeio de diversas ações de manutenção, estruturação e ampliação da rede hospitalar, proporcionando o aumento da oferta de leitos e a qualificação dos serviços existentes. Apesar do aumento significativo das despesas relacionadas à saúde, associado a fatores como a inflação e a pandemia de Covid-19, os valores relativos ao HOSPSUS não são reajustados há anos, o que prejudica o acesso da população a serviços de qualidade e com resolutividade.

Saiba mais sobre a 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná neste link.