Nos dias 22 e 23 de junho, Eduardo Regonha, doutor em Ciências pela Unifesp e diretor executivo da XHL Consultoria, vem a Curitiba para ministrar o curso avançado “Gestão de Custos em Saúde – pronto atendimento e serviço diagnóstico”, que tem carga horária de 12 horas e vai acontecer na sede da Associação Médica do Paraná (AMP), em Curitiba (PR). O treinamento é destinado a dirigentes, gestores de saúde, técnicos e profissionais de saúde que atuam em clínicas e hospitais e tem por objetivo aprimorar o conhecimento dos participantes com enfoque teórico e prático para garantir uma gestão eficiente e uma correta aplicação das ferramentas de custeio.
O programa inclui oito módulos: 1) Introdução, que vai falar sobre o cenário atual, equalização do conhecimento dos participantes, conceitos e terminologias, estruturação dos centros de custos (departamentalização), fórmulas e métodos de rateio e custo total e unitário; 2) Custo dos serviços, abordando custeio dos serviços diagnósticos – custo dos exames, Custo padrão (ficha técnica) x ponderação e custeio do Pronto Atendimento; 3) Plano de contas e itens de custos – apropriação dos custos diretos e indiretos, que vai tratar dos custos com pessoal (salários, encargos e benefícios), consumo de materiais (medicamentos, órteses e próteses) e custos gerais e indiretos (água, energia, depreciação e serviços de terceiros); 4) Formulação do preço de venda e nível de ocupação; 5) Retorno do investimento, sobre preço de venda com ênfase no retorno do investimento – ROI, VPL e TIR; 6) Gestão estratégica, com ênfase na análise de custos para fins gerenciais, falando sobre a utilização do custo variável nos processos decisórios, o ponto de equilíbrio (unidade e receita), a margem de contribuição, a margem de segurança e a alavancagem operacional; 7) Demonstração dos resultados (DRE), que vai abordar a unidade de negócio, procedimento e paciente, bem como cálculo do Ebitda/Lajida Ebit/Lajir; e 8) A construção de indicadores.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 09 de junho. Dois ou mais colaboradores da mesma entidade têm 10% de desconto no valor do curso. Mais informações e inscrições pelo telefone (41) 3027-5036 ou pelo e-mail secretaria@femipa.org.br.
Clique aqui para baixar o programa do evento.