No dia 29 de março, a Femipa recebeu os hospitais afiliados para um café da manhã com deputados estaduais. O encontro serviu para troca de experiências e apresentação das principais demandas do setor.

Estiveram presentes a deputada federal Leandre, que atualmente é secretária da Mulher e Igualdade Racial do Paraná; e os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Luís Corti, Márcia Huçulak e Soldado Adriano José.

Durante no encontro, o presidente da Femipa, Charles London, demonstrou a relevância das instituições filantrópicas para o Sistema Único de Saúde. Ele citou que essas entidades são parceiras do Estado na oferta de serviços gratuitos; destacou que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (Fonif), para cada R$ 1,00 de imunidade tributária que recebem, as santas casas e os hospitais filantrópicos retornam R$ 11,35 para a sociedade; e mencionou que as instituições sem fins lucrativos apresentam um custo de serviço até oito vezes menor.

“Na pandemia, a importância do setor filantrópicos para o sistema de saúde ficou ainda mais evidente. Mesmo com a forma voraz com que a doença se instalou, os hospitais tiveram uma condução estruturada e uma organização rápida para ajudar o ente público e população. Sabemos que a saúde não tem preço, mas ela custa. E essa responsabilidade não pode ser somente do prestador de serviço. Estamos sempre à disposição dos deputados, deputadas, secretários, secretárias, dos mais diversos atores envolvidos na Saúde”, disse.

Além disso, London também apresentou os principais números do setor no Paraná:

– Dos 445 estabelecimentos de Saúde, 143 são filantrópicos;

– Essas instituições disponibilizam 13.485 leitos gerais e 1.718 leitos de UTI;

– Em 51 municípios do Paraná, hospitais filantrópicos são o único equipamento de saúde;

– A taxa de ocupação hospitalar dos filantrópicos foi de 61,33%;

– Realizaram 59,83% das cesáreas e 53,49% dos partos normais do SUS;

– Responderam por 58,95% das internações no SUS e 62,91% na alta complexidade;

– Das cirurgias realizadas pelo SUS, os filantrópicos foram responsáveis por 59,27%;

– Das internações SUS em Oncologia, 63,82% foram realizadas pelas instituições filantrópicas;

– Do atendimento SUS em cardiologia, filantrópicos realizaram 68,73%.

Dados: Indicadores Numb3rs | Base de dados Datasus | Competência 2022

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Maureen Bertol