A 10ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, que acontece de 17 a 19 de outubro em Curitiba, deve entrar para a história da Femipa como mais um marco na mobilização do segmento dos prestadores de serviço de saúde filantrópicos. Por meio de um trabalho de conscientização realizado ao longo do ano, a Federação elegeu 48 delegados para a plenária. Ao todo são 1200 delegados, sendo 600 representantes dos usuários, 300 dos trabalhadores da saúde, 150 prestadores de serviço e o mesmo número de administradores públicos. A abertura do evento será no dia 17, às 19 horas, no Centro de Convenções de Curitiba, com a palestra magna “SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

Outro fato importante e inédito nesta Conferência é que a Femipa assinou em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde 11 teses que serão apresentadas aos delegados para discussão durante a plenária. São elas: As Redes de Atenção à Saúde no Paraná, Atenção à Saúde da Família, Atenção à Saúde Materno Infantil, Atenção à Saúde Mental, Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Rede de Atenção as Urgências e Emergências, Atenção à Pessoa com Deficiência, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Financiamento da Saúde no Brasil, Vigilância em Saúde e Controle Social e Democracia.

Na avaliação da diretora da Femipa e presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES-PR), Rosita Márcia Wilner, este é um momento histórico para a Federação e todo o sistema de Saúde. “Mostra que os prestadores filantrópicos valorizam o controle social e o nível de conscientização dos gestores que administram os hospitais, que passaram a reconhecer o trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho”, afirma Rosita.

A finalidade da Conferência é avaliar a situação da Saúde no Estado; formular, fixar e avaliar as diretrizes gerais da Política Estadual de Saúde; eleger e homologar os órgãos e entidades para a gestão 2012-2015 do CES-PR e eleger os delegados para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, em Brasília (DF).