Foi realizada nesta quinta-feira (02) mais uma edição do CMB On-line. O evento virtual organizado pela CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos) revelou, em primeira mão, novidades acerca da nova forma de contratação de créditos com a garantia dos recebíveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessa vez, os convidados especiais foram o diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Dárcio Guedes Júnior, e a coordenadora-geral de execução orçamentária financeira e contábil do Ministério da Saúde, Silvia Ibiapina. O momento também contou com a participação do presidente da CMB, Mirocles Verás, das Federações e seus associados e dos hospitais do Conselho Consultivo.

O diretor da FNS apresentou a modalidade dos consignados agora dentro da plataforma “InvestSUS”, que funciona como uma ferramenta de gestão unificando as informações, para agilizar e facilitar a rotina das instituições de saúde. Dessa forma, a contratação do consignado SUS se torna mais ágil, transparente e disponibiliza aos prestadores de serviços do SUS mais informações, como por exemplo a possibilidade de acesso a crédito e bancos credenciados. Além disso, também oferece uma visão ampla dos envolvidos no processo de concessão de crédito por meio do empréstimo consignado. Dárcio também sanou dúvidas das instituições referente à ferramenta.

A nova plataforma “InvestSUS” se encontra disponível a partir da próxima segunda-feira (6) e, nos próximos 30 dias, estará aberta a sugestões e contribuições que agreguem melhorias à plataforma, antes de publicar a portaria e consolidar de vez o sistema. O Fundo Nacional de Saúde se colocou à disposição dos hospitais para prestar assistência e dar o apoio necessário na caminhada para a evolução da plataforma.

 

Fonte: CMB