Conectar e inovar para assegurar o futuro da saúde. Esse será o tema que norteará o 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, promovido pela CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas), que acontecerá de 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF). De maneira integrada, ocorrerá também o 13º Congresso Internacional das Misericórdias. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem presença confirmada no encerramento das atividades.

A CMB representa 18 federações e 1.824 hospitais filantrópicos brasileiros. O evento é voltado a provedores, diretores, médicos, advogados, administradores hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes, gestores do SUS e profissionais de saúde de todo Brasil.

O setor filantrópico de saúde configura-se como a maior rede hospitalar do país, sendo responsável por mais de 50% dos atendimentos públicos de média complexidade e mais de 70% da assistência em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 23, as atividades iniciarão com o pré-congresso, que trará discussões sobre as formas de financiamento da assistência no SUS – passado, presente e o que está sendo pensado para o futuro; o atual momento e as perspectivas futuras da pesquisa clínica nas instituições de saúde, e um panorama sobre os Hospitais de Ensino e o valor dessas instituições enquanto campo de estágio. Também será realizado seminário de Saúde Suplementar, com o objetivo de integrar as operadoras de saúde filantrópicas e sem fins lucrativos, compartilhar experiências e discutir as novas tendências de mercado, fomentando o fortalecimento e a sustentabilidade do setor.

No dia 24, painéis internacionais focarão na experiência de outros países no enfrentamento à pandemia e o cenário pós-Covid, e na inovação e conexões humanas, com as perspectivas de um novo mundo. “Como traduzir transformação digital e inovação nas estratégias das instituições” será outra temática abordada na data.

Também no dia 24 e no dia 25, serão abertos espaços para que três dos principais candidatos à Presidência da República exponham suas ideias e projetos envolvendo a saúde pública e, sobretudo, como pensam trabalhar o futuro destas instituições que protagonizam o SUS no país.

No último dia do Congresso (25), as apresentações envolverão a nova legislação CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social); as experiências internacionais que incentivam a sustentabilidade das instituições filantrópicas; e a contribuição do setor filantrópico na construção de soluções para a saúde pública.

“Com o movimento intenso e inspirador de conexões e inovações tecnológicas, estamos preparados e prontos para as transformações? Esta é a reflexão que queremos provocar e não apenas considerando o cenário nacional, mas o mundo e, em especial, a experiência e a visão de futuro dos nossos irmãos em filantropia da Confederação Internacional das Misericórdias”, fala o presidente da CMB, Mirocles Véras. “Será uma oportunidade ímpar de análise e aprofundamento para buscarmos ações que fortaleçam ainda mais o nosso setor”, conclui.

Inscrições e a programação completa do 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e do 13º Congresso Internacional das Misericórdias estão disponíveis no site cmb.org.br/congresso.

Sobre a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB)

Fundada em 1963, a CMB é uma entidade sem fins lucrativos que promove a união, integração e representação das Federações de Misericórdia, constituídas nos respectivos Estados, bem como das Santas Casas, Entidades e Hospitais Beneficentes. É composta por 18 Federações estaduais e representa 1.824 hospitais sem fins lucrativos em todo o país.

Fonte: CMB