pro renalO Governo do Paraná ampliou a parceria com a Pró-Renal Fundação de Amparo à Pesquisa em Enfermidades Renais e Metabólicas, instituição filantrópica que atende cerca de 3 mil pacientes com doenças reais crônicas.

Na solenidade realizada nesta terça-feira (23), a Secretaria da Saúde repassou um aparelho de ultrassom de última geração e um carrinho de urgência e emergência para reforçar a estrutura da entidade. Este é segundo equipamento encaminhado para a Pró-renal neste ano. No dia 19 de fevereiro, a instituição recebeu um arco em “C” para realização de procedimentos de angioplastia e colocação de cateteres temporários na veia jugular para a realização de diálise.

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou que a Pró-Renal é reconhecida mundialmente pelo trabalho que realiza. “Com estes equipamentos, a instituição poderá ampliar o acesso dos portadores de doenças renais, o que resultará na redução de custos para o Sistema Único de Saúde”, afirmou.

Para o presidente da Pró-Renal, Miguel Carlos Riella, este é um momento histórico, pois em 28 anos desde a fundação a instituição nunca havia recebido recursos públicos. “Estou profundamente agradecido e vamos utilizar estes equipamentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, disse.

O equipamento Arco em “C”, já instalado na sede da Pró-renal, possibilita a realização do tratamento sem traumas cirúrgicos e clínicos como a perfuração de vasos e complicações associadas, por exemplo.

Fonte: Sesa