Por hora, nascem 44 bebês de mães adolescentes no Brasil, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Números do Ministério da Saúde mostram que em 2022 houve uma redução de 18% no total de gestações na adolescência. Ainda assim, em 380 mil partos as gestantes não tinham mais de 19 anos. Isso representa 14% dos nascimentos registrados no Brasil, um dos países da América Latina com a maior prevalência de gravidez nessa faixa etária.

Diante desse cenário, a ocorrência de gestações durante a adolescência é um grande desafio de saúde pública que acarreta implicações médicas, psicossociais e econômicas. A gravidez nesse período traz vários desafios tanto para a gestante e feto quanto para a equipe de saúde responsável pelo atendimento. Mas quais são os principais problemas relacionados à gravidez na adolescência? Quais orientações devem ser dadas a uma adolescente grávida?

Para contribuir com essas reflexões, o programa de educação continuada do Hospital Pequeno Príncipe, o Multiplica PP, realiza, na próxima terça-feira (5/3), uma aula aberta – online, gratuita e certificada – voltada aos diferentes profissionais de saúde que atuam com adolescentes. A live Aspectos gineco-obstétricos na adolescência contará com a palestra da médica Marta Benevides Rehme, da Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência, e mediação dos pediatras Darci Bonetto e Victor Horário de Souza, do Pequeno Príncipe.

Os desafios encontrados durante todo o período de gestação na adolescência, a importância da consulta ginecológica e do acompanhamento e as implicações éticas e legais para esse acolhimento serão alguns dos assuntos abordados. Pais, responsáveis e demais interessados também poderão assistir à transmissão, que será pelo canal no YouTube (https://www.youtube.com/@multiplicahospitalpp). Quem quiser o certificado precisará realizar a inscrição no site do programa (https://multiplicapp.org.br/produto/aula-aberta-aspectos-gineco-obstetricos-na-adolescencia/).

Pós-graduação

As questões relacionadas à gravidez na adolescência fazem parte do conteúdo da pós-graduação Saúde Física e Mental do Adolescente, oferecida pela primeira vez pelo Multiplica PP. As aulas estão previstas para começarem dia 8 de março, e as inscrições ainda estão abertas. O curso, 100% online e com aulas ao vivo, é voltado para médicos, enfermeiros e multiprofissionais da saúde. O conteúdo trará especialistas para falar como esses profissionais podem acompanhar as transições que marcam essa fase de desenvolvimento.

O aprendizado, baseado em debates orientados e em estudos de casos, leva em consideração a compreensão das transformações corporais e comportamentais dentro da realidade e diversidade de cada adolescente. Esse entendimento torna mais fácil a identificação de riscos relacionados à gravidez, violência, uso de drogas, depressão, evasão escolar e ISTs. O corpo docente é composto por profissionais de diversas áreas, que atuam com a saúde do adolescente, do Hospital Pequeno Príncipe e de instituições de referência no Brasil.

O que: aula aberta Aspectos gineco-obstétricos na adolescência

Quando: 5 de março (terça-feira)

Horário: 19h30

Onde: https://www.youtube.com/@multiplicahospitalpp

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe