Até novembro, os corredores e quartos do Pequeno Príncipe virarão palco de apresentações musicais durante a noite. O projeto cultural A Visita da Coruja proporciona descontração aos profissionais, pacientes e familiares – que podem aproveitar as canções instrumentais todas as terças e quintas. Entre duplas e trios, os grupos musicais se revezam entre 24 apresentações.

A população surda também poderá aproveitar o projeto por meio do Visual Vernacular: um recurso artístico e poético próprio da Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa utiliza a linguagem corporal e propicia, a quem quer que seja, uma nova maneira para aproveitar a música. Assim, amplia o acesso e também expande o conhecimento sobre sua importância e necessidade.

A coordenadora do Núcleo de Humanização, Maria Gloss, explica que o projeto foi pensado especialmente para alegrar as noites dos colaboradores que trabalham nesse período. “É o turno menos colorido do Hospital, no sentido de que não temos as tradicionais ações culturais nesse momento do dia. A Visita da Coruja possibilita que esses colaboradores possam ter um momento divertido na rotina”, completa.

Apresentações

O projeto cultural será realizado até o dia 16 de novembro de 2023 e conta com a participação dos músicos: Iris Knopfholz & Sidnei Evangelista, Mandala Duo, Douglas Da Rosa & Sandro Ovsiany, Duo Acordeom Brasileiro, The Alamo Brothers Duo, Renan Bragatto & Daniel Fagundes, Duo Ibérico, Brejeiras Trio, Daniel Migliavacca & Gustavo Moro, Buck Rooster’s, Duo Pirata e Duo Brasileirando.

“Todos os músicos são experientes e conduzem a ação com muita sensibilidade. Estão sempre atentos se o som está confortável e adequado para que seja prazeroso para todos. E isso é nítido quando a música passa, pois vemos as pessoas sorrindo, dançando e se emocionando. Além disso, é uma oportunidade de acesso à cultura que muitos profissionais e famílias não têm”, destaca Caroline Hampf Kachinski, colaboradora do Núcleo de Humanização.

Para a médica Mariana Luisa Pelicer, que atua no Hospital Pequeno Príncipe, o momento realmente proporciona sentimentos de prazer para o plantão noturno. “Desci ao andar e vim atrás da música. É um trabalho importante para os pacientes e para toda equipe. Sou médica de intercorrências, meu celular pode tocar a qualquer momento, mas agora o plantão ficou mais leve e alegre”, enfatiza.

Sobre o projeto A Visita da Coruja

O projeto A Visita da Coruja é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A ação tem o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada e o patrocínio das empresas Dissul, Scansource, Fertipar e ICC.

Sobre o Hospital Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 361 leitos, 68 de UTI, e em 2022, ainda com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, realizou cerca de 250 mil atendimentos e 18 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe