De forma a humanizar cada vez mais o atendimento prestado aos usuários do Hospital Municipal de Araucária (HMA), a nova equipe de médicos da UTI Neonatal traz novidades. Desde o início do mês, foi implantado o programa Mãe Canguru, que possibilita o contato pele a pele do recém-nascido com os pais.

A realização deste novo projeto consiste na criação de laços entre a criança e os familiares a partir do contato de pele, onde o bebê é envolto por uma manta e abraçado ao peito da mãe e do pai, estimulando a inserção da criança na vida familiar e possibilitando estímulos neurológicos, que gerados a partir desse método, beneficiam o desenvolvimento do bebê.

Segundo a médica pediatra Franciele Frassini, esta novidade no HMA humanizará ainda mais a UTI Neonatal, que logo, refletirá na qualidade do atendimento prestado pelo hospital.

Ainda parte deste novo programa, a equipe de enfermagem foi alinhada para que a mãe receba todas as orientações sobre os cuidados com o seu bebê, assim como banho, amamentação e alimentação especial. Para que isso ocorra, a mãe é posta para realizar estas atividades dentro da UTI. Desta maneira, quando for dada a alta, ela estará preparada para cuidar do seu filho.

De forma a facilitar este processo de humanização, os pais têm acesso livre à unidade de terapia intensiva e, a partir da próxima quinta-feira, os irmãos também poderão visitar a criança ao menos uma vez na semana. Para isso, o HMA formou uma equipe multidisciplinar para acompanhar os familiares no momento da entrada da criança no ambiente de internação, preparando-a junto com os pais, para este contato com o mais novo membro da família.

Esta equipe também auxiliará os pais quanto ao esclarecimento de dúvidas que possam surgir. Desta forma, o Hospital Municipal de Araucária cumpre sua missão em prestar atendimento seguro e humanizado aos seus usuários.

Fonte: Assessoria de Imprensa HMA