cadastro cartão SUSMuitos usuários do Sistema Único de Saúde desconhecem, mas para qualquer atendimento realizado em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e hospitais, é obrigatória a apresentação do Cartão Nacional de Saúde, também conhecido como Cartão SUS. Como grande parte das pessoas não possui ou desconhece o número do cartão, o Hospital Municipal de Araucária (HMA), administrado pela Pró-Saúde, promoveu hoje, 28, um mutirão para cadastro no sistema do Ministério da Saúde.

Bárbara Bovo, de 68 anos, foi uma das moradoras de Araucária que aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão. Ela, que já tinha o cadastro no sistema, mas desconhecia o número, pôde atualizar os dados e sair com o cartão impresso. “Achei uma iniciativa muito boa do hospital, porque as pessoas ainda têm dúvidas sobre o cartão ou ainda não o possuem”, completa a paciente.

Com esta ação, o HMA espera conscientizar a população sobre a necessidade de apresentar o cartão durante os atendimentos na Rede Municipal de Saúde e otimizar o sistema de cadastro de pacientes no banco de dados do SUS. Atualmente, é comum casos de usuários com mais um de número de cartão, o que prejudica a alimentação precisa dos sistemas de cadastro de pacientes.

Durante o dia, mais de 100 pessoas saíram do hospital com o novo cartão e ficaram informados sobre a necessidade de sua utilização em toda rede de saúde pública no Brasil. Além disso, o hospital ainda promoveu mais uma campanha de doação de sangue e cadastro de doadores para medula óssea.

Fonte: Assessoria de Imprensa HMA