O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, inaugurou na sexta-feira (8) três novas salas cirúrgicas tecnológicas. O moderno espaço cirúrgico, intitulado “HNSG Tech”, vai ampliar a capacidade instalada para a realização de cirurgias robóticas e incorporar as mais recentes aquisições tecnológicas feitas pelo hospital, com o que há de mais avançado em tecnologia médica para cirurgias neurológicas e ortopédicas.
Das três salas, duas serão utilizadas para a realização de cirurgias robóticas, com o Robô Da Vinci XI, com uma área de comando conjugada. Desde a aquisição, em 2020, o Hospital já realizou quase 2 mil cirurgias, sendo pioneiro no sul do país, ao utilizar essa versão do robô. E a terceira sala, que será destinada para cirurgias neurológicas e ortopédicas, possui o inovador ecossistema Medtronic — composto pelo navegador S8, a imagem intraoperatória O-ARM2 e o microscópio Leica Glow800, trazendo ainda mais precisão para cirurgias complexas. Com esse equipamento de ponta, os cirurgiões visualizam imagens em tempo real e em três dimensões, facilitando intervenções milimétricas em áreas como o cérebro e a coluna.
Essa já é a segunda entrega da grande obra que desde 2023 vem sendo realizada no Centro Cirúrgico do HNSG. “Estamos entusiasmados com esse novo espaço cirúrgico onde nossos cirurgiões poderão contar com novas tecnologias de ponta, refletindo nosso compromisso com a excelência no atendimento em oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes”, diz a diretora geral do HNSG, Ir. Maria de Fátima.
O neurocirurgião do HNSG, Dr. Luis Borba, realizou na última semana, a primeira cirurgia neurológica com a nova tecnologia, em um paciente vindo diretamente do Oriente Médio, para ser operado no HNSG. O procedimento, consistiu na remoção de um tumor na glândula hipófise, consequência de uma condição rara, conhecida como acrogigantismo. “Com a incorporação desses recursos avançados, o HNSG se consolida como um dos hospitais mais bem equipados do sul do Brasil, oferecendo um atendimento de excelência e precisão para nossos pacientes”, afirma Dr. Borba.

Fonte: Hospital Nossa Senhora das Graças