O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, referência em procedimentos urológicos no país, realizou na última semana uma cirurgia que foi destaque na medicina nacional. O caso em evidência foi de um paciente de 79 anos, diagnosticado com hiperplasia de próstata benigna, ou seja, aumento da próstata.

A próstata removida no procedimento continha um volume de 900g, sendo o maior já registrado no Brasil, segundo a equipe médica, levando-se em conta que o volume normal da orgão é de 30g. De acordo com o cirurgião urológico Dr. Thiago Hota, que realizou a cirurgia com o apoio dos cirurgiões Luiz Edison Slongo, Alexandre Cavalli e Carlos Woidello, “esta se configura como a maior cirurgia de HoLEP do país e talvez do mundo”.

O diagnóstico da hiperplasia de próstata se dá pelo aumento do orgão, uma condição que afeta pelo menos 50% dos homens aos 60 anos de idade e mais de 90% aos 80 anos. Entre os principais sintomas urinários estão: dificuldade para urinar ou esvaziar a bexiga, gotejamento, incontinência, sensação de urgência, aumento da frequência urinária à noite, bem como, dor e diminuição da força do jato urinário.

O método utilizado pelos especialistas foi o HoLEP (Enucleação Endoscópica da Próstata), um tratamento minimamente invasivo com uso do laser. Atualmente ele se figura como padrão ouro no tratamento desta doença, por permitir tratar todos os tamanhos de próstata de forma endoscópica, pelo canal da uretra, reduzindo os riscos de complicações, além, também, do tempo de internamento, tempo de uso de sonda e o risco de retorno da doença por exemplo.

Fonte: Hospital Nossa Senhora das Graças