A partir de segunda-feira (22), o Hospital Universitário Cajuru (HUC) promove a Campanha de Higienização das Mãos com o objetivo de reforçar junto aos colaboradores a importância da lavagem correta das mãos para o controle da infecção hospitalar. Na sexta-feira (19) é realizado o treinamento de representantes de cada unidade do Hospital e, durante a semana, a campanha percorrerá todos os setores, com atividades práticas, exibição de filme, distribuição de brindes e material educativo. As atividades serão encerradas na sexta-feira (26), às 9h30, com palestra sobre o tema.
A higiene das mãos é considerada a medida mais simples e eficaz para evitar a transmissão cruzada de microrganismos em ambiente hospitalar, contribuindo para a segurança dos pacientes.

Para a infectologista Maria Esther Graf, coordenadora do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do HUC e responsável pelo projeto, os colaboradores poderão ver na prática a quantidade de bactérias presentes nas mãos antes da lavagem e o resultado da higienização com diferentes tipos de produtos. “Embora simples, a higiene das mãos requer alteração de comportamento dos profissionais. Queremos sensibilizar os colaboradores de saúde e demonstrar o papel das suas mãos na transmissão de microrganismos”.

Fonte: Asssessoria de Imprensa Grupo Marista