A campanha intitulada “Fique Atento aos Sinais do AVC” foi uma iniciativa do Hospital Cemil, de Umuarama. O evento, que contou com a presença de prefeitos e secretários de saúde da região da Amerios, foi realizado no auditório do hospital, que está credenciado para o tratamento desde 2023.
O principal objetivo da campanha é orientar a população de Umuarama e região quanto aos sinais e sintomas iniciais do Acidente Vascular Cerebral (AVC). O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas e minimizar as sequelas da doença, que, de acordo com o Dr. João Jorge, pode se manifestar em pacientes de todas as idades.
Especialistas da área participaram do evento, trazendo informações importantes sobre a prevenção da doença, cuidados e estatísticas sobre o tema. O neurologista Gustavo Henrique, que atua na área há vários anos, palestrou sobre o tema, abordando casos que foram tratados, a importância de exames preventivos e como o AVC pode comprometer a vida e a rotina dos pacientes.
Os números mostram que 13% dos pacientes ficam acamados após um AVC, enquanto 64% sofrem sequelas leves. As estatísticas apontam ainda que, no Brasil, 112 mil pessoas morrem anualmente em decorrência da doença.
Fonte: Portal RedeTV Mais