Atualmente, existe um grande número de pacientes na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) na fila para um exame de colonoscopia em Umuarama e região. Para ajudar a diminuir uma espera, que pode ser decisiva no tratamento de doenças graves, a direção da Associação Beneficente São Francisco de Assis – Hospital Cemil, por meio do Serviço de Diagnóstico e Cirurgia do Aparelho Digestivo, firmou parceria com o GEDIIB (Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite) e sediou, no último sábado, um mutirão que ofertou 20 exames de colonoscopia a pacientes do SUS que estavam na fila de espera.
Os pacientes selecionados têm idade entre 16 e 63 anos e apresentam sintomas indicativos ao exame. “Como instituição filantrópica, o Cemil apoia iniciativas que promovam impacto positivo na saúde e no bem-estar da nossa comunidade. O projeto foi organizado pela Dra. Alessandra Vicentini Credidio Brasileiro, do serviço de Endoscopia e Colonoscopia aqui do Cemil, e prontamente apoiado por toda direção e corpo clínico do hospital”, disse o superintendente da instituição, Dr. João Jorge Hellú.
Para o mutirão, a Dra. Alessandra Brasileiro, que é especialista em Coloproctologia há 12 anos e responsável pela Estadual do Paraná (interior) do GEDIIB, teve a colaboração dos renomados colegas Dra. Eloa Marussi Morsoletto, gastroenterologista e endoscopista e coordenadora da Comissão de Endoscopia Digestiva do Gediib, e Dr. André Marussi Morsoletto, que faz parte do projeto de diagnóstico precoce de doenças digestivas, que atinge todo o território brasileiro e vem sendo realizado desde 2018, com grande sucesso em seus objetivos.
“Estamos muito felizes em receber esse projeto aqui no Hospital Cemil. Agradecemos o apoio da direção, ao GEDIIB, especialmente aos colegas Dra. Eloa e Dr. André, por se disponibilizarem a vir até Umuarama e atender com tanta atenção e carinho os nossos pacientes”, disse a Dra. Alessandra.

Fonte: Hospital Cemil