Formar profissionais com excelência técnica e multiplicar conhecimento faz parte do DNA do centenário Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico com sede em Curitiba (PR). Agora, esses compromissos se ampliam em uma parceria com o projeto mundial ECHO (Extension for Community Healthcare Outcomes).

Essa iniciativa, que conta com a parceria da Faculdades Pequeno Príncipe, oferece aos profissionais de saúde de todo o país a oportunidade de adquirir e trocar conhecimentos e experiências de forma on-line. “O Pequeno Príncipe é um grande agente de transformação e capilarização de conhecimento para as redes primária e secundária de saúde. Com esta iniciativa, conseguiremos democratizar o acesso ao extenso conhecimento que a instituição dispõe”, destaca a coordenadora geral da parceria ECHO-Complexo Pequeno Príncipe, Rafaela Wagner.

As teleclínicas são gratuitas e durante os encontros, os participantes poderão apresentar casos para discussão com especialistas e compartilhar experiências. “Essa é uma oportunidade para a criação de uma rede de apoio ao profissional de saúde, com empatia, segurança e confiança”, finalizou a coordenadora da parceria.

Sobre o Projeto ECHO

O projeto ECHO (Extension for Community Healthcare Outcomes) é uma iniciativa do especialista Sanjeev Arora, da Universidade do Novo México (EUA), que desde 2003 visa a ampliar a capacidade de fornecer as melhores práticas de atendimento em saúde para a população de áreas remotas ou negligenciadas. Já são 319 hubs da iniciativa em 45 países.

Programação e inscrições

A primeira teleclínica da iniciativa tem como tema “Doenças Crônicas Não Transmissíveis” e a próxima sessão para discussão de casos acontecerá no dia 12 de agosto com a abordagem em “HAS resistente”. Para mais informações e inscrições basta acessar pequenoprincipe.org.br/profissionais-da-saude/parceria-echo-complexo-pequeno-principe/. Mas atenção, as vagas são limitadas!

Sobre o Pequeno Príncipe

O Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que desde 1919 se dedica à causa da saúde infantojuvenil. Possibilita desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Oferece atendimento em 32 especialidades, com equipes multiprofissionais especializadas. Com 384 leitos, sendo 68 em UTIs, destina cerca de 70% da sua capacidade de atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Junto com a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, forma o Complexo Pequeno Príncipe e mantém-se como um centro de referência no qual se pratica, ensina e pesquisa, com excelência técnico-científica, o que há de mais moderno para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes de todo o país.

Em 2020, realizou 159 mil atendimentos ambulatoriais e 12 mil cirurgias, mesmo com a pandemia de coronavírus, dispondo de sua estrutura única pensada exclusivamente para oferecer o melhor e aliando a tecnologia à humanização em prol do bem-estar e da garantia dos direitos de seus pequenos pacientes.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe