Durante o verão, é bastante comum que a maioria das crianças com febre, diarreia, náuseas e vômitos seja diagnosticada com virose. Para muitos pais e responsáveis, esse diagnóstico pode representar uma incógnita, mas os quadros virais merecem atenção. Se não tratados, os casos podem gerar complicações como desidratação, fraqueza e taquicardia ou até uma condição mais grave. O rotavírus, por exemplo, é responsável por 200 mil mortes de crianças todos os anos no mundo, de acordo com uma pesquisa que contou com a participação da Fiocruz.

Por isso, o infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, do Hospital Pequeno Príncipe, responde às principais dúvidas sobre o tema e dá recomendações de como as famílias podem prevenir os quadros virais nesta época do ano.

O que são viroses?

Viroses são todas as doenças causadas por diferentes vírus, sendo que os mais comuns são os respiratórios, gastrointestinais e os que causam infecções na pele, como o adenovírus, o rotavírus e o vírus sincicial respiratório. “É importante estar atento à presença da febre, pois em quadros virais, quando controlada, a criança em geral fica bem”, explica o infectologista.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem variar conforme o vírus. Em quadros respiratórios, a criança apresenta coriza, tosse seca e febre baixa. Nos quadros gastrointestinais, os sintomas mais comuns são náusea, vômito e diarreia que não tem presença de sangue. Já nos quadros de infecção da pele, os principais sinais são lesões avermelhadas por todo o corpo.

As viroses acontecem mais nesta época do ano?

Victor Horácio explica que as viroses ainda acontecem com mais frequência nesta época do ano, mas que a pandemia alterou o cenário. “Durante pós-pandemia que estamos vivendo, não existe mais uma sazonalidade dos vírus como tínhamos antes do coronavírus. Agora, esses vírus podem circular o ano todo sem ter preferência pelo inverno ou verão especificamente”, diz.

Como ocorre o contágio?

A causa mais frequente das viroses é a contaminação cruzada, ou seja, o contato de uma pessoa saudável com uma pessoa que está com um vírus. Porém o contágio também pode acontecer pela ingestão de água ou alimentos contaminados, assim como pela falta da higienização correta das mãos.

Quais são os tratamentos para virose?

Os tratamentos dos quadros virais variam conforme os sintomas. “Quando o paciente está com febre, por exemplo, o pediatra vai indicar um medicamento para controlar a febre, assim como nos casos de vômito, dores e tosse. Quando não conseguir controlar esses sintomas em casa, o indicado é procurar um pronto-atendimento”, finaliza.

Confira alguns cuidados para evitar os quadros de viroses:

– manter uma alimentação saudável e consumir alimentos de boa procedência;

– beber água filtrada;

– evitar ambientes fechados;

– deixar a carteira de vacinação em dia;

– não ter contato com pessoas doentes;

– praticar atividades físicas.

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 378 leitos, 68 de UTI, e em 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram realizados cerca de 200 mil atendimentos e 14,7 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe