Além de sensibilizações para o diabetes e cuidado com a saúde dos homens, este mês de novembro também é marcado pela campanha de prevenção da lesão por pressão.  No Hospital Pequeno Príncipe, membros da Comissão Multidisciplinar de Prevenção e Tratamento de Pele e da equipe de Educação Continuada em Enfermagem da instituição passaram pelas áreas de assistência para mobilizar equipes de saúde e acompanhantes de pacientes sobre cuidados para evitar essas feridas comuns em pacientes com restrição de movimentos ou que usam dispositivos, como cateteres, máscaras, sondas, drenos, entre outros

“Essa mobilização foi muito válida. Gostei bastante, principalmente as perguntas, pois dá para avaliar se, de fato, sabemos o conteúdo. São informações úteis, que são utilizadas todos os dias e que sempre são importantes reforçar”, destacou a enfermeira trainee, Carolina Kayser. “Encontros como esse são muito bons, pois lembramos a importância da mudança do decúbito a cada duas horas e a necessidade de integrar os pais dos pacientes ou acompanhantes para um cuidado em conjunto a fim de prevenir a lesão por pressão”, completou a técnica de enfermagem, Elisangela de Souza.

Com grande impacto na saúde física e emocional dos pacientes, as lesões por pressão causam danos consideráveis. Dentre eles, dificuldade de recuperação funcional, aumento do tempo de hospitalização, dor, infecções graves, inclusive sepse (infecção generalizada) e até óbito.

Cuidados

Cerca de 95% das lesões por pressão podem ser evitadas com atitudes simples, como:

– avaliação diária de risco pela equipe de enfermagem, conforme a Escala Braden Q, e registro no prontuário eletrônico do paciente (PEP);

– mudança de posicionamento do paciente com risco ou lesão a cada duas horas;

– outras medidas precisam ser adotadas de acordo com o risco do paciente.

Importante

Se mesmo adotando todas as medidas preventivas, uma lesão por pressão surgir, os profissionais precisam ficar atentos às principais intervenções:

– Solicitar avaliação da Comissão Multidisciplinar de Prevenção e Tratamento de Pele para o melhor tratamento a ser aplicado. Dentre eles, medidas de conforto e curativos especiais.

– Realizar mudanças de decúbito do paciente com o auxílio de coxins.

– Utilizar colchão de ar, quando indicado.

Você sabia?

– É de responsabilidade da equipe multidisciplinar garantir a qualidade no atendimento para prevenir lesões por pressão, uma vez que esse tipo de lesão é considerado evento adverso evitável.

– As partes do corpo com maior probabilidade de desenvolver lesão por pressão são a região sacral (final da coluna vertebral, acima do cóccix) e os calcâneos (ossos que formam os calcanhares).

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe