Mais uma importante conquista do Hospital Psiquiátrico de Maringá e que será revertida em favor de seus pacientes. Na próxima semana será instalada uma máquina unitarizadora de medicamentos na Farmácia Hospitalar da Instituição.
Conforme explica a presidente do hospital, Maria Emília Parisotto Mendonça, a máquina de última geração foi adquirida por meio de convênio com o Ministério da Saúde, com recursos de emendas individuais do senador Alvaro Dias e dos deputados federais Ricardo Barros e Luiz Nishimori.
“Agrademos aos parlamentares, que, atentos às necessidades de modernização, que estamos implementando e pelo relevante serviço que esta instituição presta à sociedade, disponibilizando 99% dos leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS), propuseram essas emendas”, destaca.

MAIS AGILIDADE E PRECISÃO
A farmacêutica responsável pela Farmácia do HPM, Adrielli Caroline Souza, comenta a respeito da importância do equipamento. “Até então o procedimento de unitarizar os medicamentos, preparando as doses indicadas a cada um de nossos pacientes, era feito manualmente (corte de um por um dos blisters, separação, embalagem, selagem e etiquetagem) para posterior dispensação através de prescrição médica. Tudo isso exigia muito tempo, pois tudo precisava seguir um rigoroso procedimento”.
Com a máquina, além de agilizar o tempo de manuseio da unitarização de medicamentos, garante de forma precisa e segura uma melhor rastreabilidade e controle exato de toda a medicação que é dispensada aos pacientes pela Farmácia Hospitalar. E, após o fim da unitarização e fracionagem, na embalagem também constará informações precisas sobre os cuidados de cada tipo de medicamento fracionado pela máquina.

REVITALIZAÇÃO
Além da aquisição de equipamentos, a exemplo do equipamento para a farmácia, a presidente Maria Emília acrescenta que o HPM, Hospital Referência Estadual em Saúde Mental, atento ao compromisso de proporcionar estrutura adequada, tratamento e condições excelentes a seus pacientes, está passando atualmente por completa revitalização. Inclusive, a própria comunidade pode contribuir com a instituição, fazendo doações que serão revertidas em melhorias e projetos sociais.

CONTRIBUA COM O HPM
Para conhecer mais a respeito do HPM, seus projetos, tratamentos, e como doar, basta acessar hospitalpsiquiatrico.com.br/doacoes

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá