O Hospital Psiquiátrico de Maringá lança mais uma campanha sobre saúde mental, com o objetivo de levar esclarecimentos a toda a sociedade. Conforme explica o coordenador clínico do hospital, médico psiquiatra Paulo Vecchi Abdala, falar sobre saúde mental/doença mental é um antídoto contra inúmeros mitos que se criam em torno do assunto. E um dos questionamentos que as pessoas fazem, segundo o médico, é sobre o que é considerado normal em termos de saúde mental.

“Ao contrário do que alguns possam pensar, estar saudável mentalmente não significa estar sempre feliz, de bem com a vida, não se frustrar diante de um grande desafio”, explica.

Segundo ele, pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos.

Saúde mental está relacionada à forma como se lida com a vida, enfrentando os desafios e procurando ajuda diante da dificuldade em conviver com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

“A saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.”

Ter saúde mental, portanto,  é:

➡ Estar bem consigo mesmo e com os outros;

➡ Aceitar as exigências da vida;

➡  Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;

➡ Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Números dos transtornos mentais

Conforme levantamento feito pela plataforma on-line Vittude, voltada para saúde mental, 37% das pessoas estão stress extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado extremamente severo de depressão. Esses dados foram publicados pela Revista Veja.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9,3% dos brasileiros sofrem de depressão. “E vale lembrar que esses números tendem a aumentar, pois são dados divulgados antes da pandemia da Covid-19”, frisa o médico, destacando a importância de se falar a respeito, até mesmo para incentivar as pessoas a buscarem ajuda médica quanto necessário.

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá