O Índice de Custo Hospitalar do Paraná (ICH-PR), calculado pelo ISAE/FGV, foi criado para mostrar o índice de inflação dos hospitais e a realidade dos custos. O ICH-PR é mensurado pela variação dos preços de bens e serviços, a partir de informações coletadas dos preços de sete categorias, totalizando 120 itens.  O coordenador da pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas, Róbson Gonçalves, apresentou em palestra os primeiros resultados do índice.

Entre os benefícios do medidor estão maior poder de negociação em pleitos junto a órgãos reguladores, negociações com outros atores do setor e processos de controle por parte dos hospitais. “Cada unidade poderá fazer melhor gestão dos custos. É mais uma ferramenta para o aprimoramento sem gerar comparações se um hospital é melhor que o outro”, diz Gonçalves.

O demonstrativo, que começou a ser averiguado em junho, foi uma iniciativa da Femipa, Fehospar, Sindipar e Ahopar. O prazo para que os resultados apresentados sejam considerados consistentes é de um ano, por enquanto os picos de inflação ou deflação em determinados setores, como veículos e mobiliário ou materiais de limpeza contaminam o índice. “Em algumas épocas do ano existe, por exemplo, uma alta no índice de pessoal próprio, correspondente ao período de reajuste salarial, o que gera grande variação”, explica.

Apesar do grande avanço, em uma ação pioneira no país, existem desafios a serem transpostos, que dependem de maior adesão por parte dos hospitais, que atualmente são 49. “Quanto mais hospitais participarem mais possibilidades de caracterização de padrões teremos, como uma classificação entre filantrópicos e não filantrópicos, ou mesmo dentro dessas categorias subdivisões entre hospitais de alta, média e baixa complexidade e psiquiátricos”, observa o palestrante.

O presidente da Femipa, Maçazumi Furtado Niwa acredita que com o ICH-PR os gestores irão compreender melhor o funcionamento dos custos hospitalares e gerir os recursos com mais propriedade. “Formalizar o preenchimentos dos dados pelos hospitais integrantes do Hospsus irá enriquecer o índice e fornecer mais subsídios para avaliação”, sugere. “O ICH-PR muda a figura em uma negociação”, diz Luiz Rodrigo Milano, presidente do Sindipar. “É importante ressaltar que essa conquista se deve aos avanços na relação entre as entidades de representação do Paraná”, conclui o secretário geral da Femipa, José Pereira.