O IV Seminário Femipa, que aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de novembro na Associação Médica do Paraná, em Curitiba reuniu 260 inscritos, entre médicos, profissionais de saúde, gestores hospitalares, compradores e fornecedores. Nos três dias de encontro, que teve como tema principal “Santas Casas e Hospitais Filantrópicos: construindo um novo modelo de atenção à Saúde”, foram debatidas questões como acreditação, perspectivas para a saúde, custos hospitalares e oportunidades para o setor.

Quem esteve presente pode aproveitar o conhecimento de profissionais renomados que dividiram sua experiência para contribuir com a jornada rumo a melhorias na saúde paranaense. “É a primeira vez que participo do evento e foi produtivo. As palestras vão ajudar a gestão dos hospitais, pois foi possível esclarecer muitas dúvidas”, afirma Amilton  José Beal, diretor superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, de Foz do Iguaçu.

Um dos destaques do Seminário foi a participação do presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário, Miguel Krigsner, que apresentou ações que deram certo no Boticário e que servem de exemplo para a gestão hospitalar.  Uma delas é a valorização do capital humano. “A pessoa precisa ter consciência de que trabalha na organização não somente pelos objetivos da empresa, mas para alcançar os seus próprios objetivos”, afirma. Segundo o empresário, tudo isso ajuda a garantir um bom atendimento ao cliente, ponto que ele avalia como fundamental também na área da Saúde.

Na palestra sobre legislação da filantropia, ministrada pelo Superintendente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), José Luiz Spigolon falou sobre o esforço que as entidades filantrópicas precisam fazer para garantirem a manutenção dos seus direitos. Maria Rachel Castro, gerente de administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer considerou a apresentação muito proveitosa. “Precisamos ficar atentos quanto às novas regras e ter acesso às informações sobre as mudanças na legislação da filantropia”.

Com sete palestrantes mais um moderador, todos exímios conhecedores dos modelos de remuneração, o painel sobre o assunto foi um dos mais acalorados, com muitos pontos importantes sendo colocados à mesa e debatidos com veemência e seriedade. A Agência Nacional de Serviço Suplementar (ANS) apresentou suas propostas e mudanças devem ocorrem em breve.

Para o presidente da Femipa, Maçazumi Furtado Niwa, o evento superou as expectativas. “Tudo funcionou bem, os palestrantes transmitiram as ideias com clareza e todos estavam abertos a conversa, convergindo a um ideal de qualidade e estrutura que culmina na conquista de um sistema melhor”, celebra.

Pela primeira vez paralelamente às palestras aconteceu a Feira de Produtos e Serviços Médico-Hospitalares e Tecnologia, onde os participante tiveram oportunidade de conhecer o trabalho de empresas como GHR, Formathos, Bionexo, Mec Farma, Micromed Sistemas, MV, Pró Saúde, Sismatec, Unicred, Unimed e Wheb Sistemas.