Janeiro é o mês para se refletir sobre a vida, sobre o futuro, fazer planos, traçar metas. Período propício também para se pensar a respeito de como está a saúde mental, especialmente nestes tempos de pandemia. Pensando nisso, o Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM lança sua campanha “Janeiro Branco e a Saúde Mental: é preciso falar sobre”.

“Ao mesmo tempo que objetivamos levar as pessoas a refletirem a respeito de sua saúde emocional, psíquica, queremos que elas passem a compreender melhor o assunto e, com isso, possam ajudar não somente a si, mas a outros que, por ventura, estejam passando por uma situação difícil ou mesmo enfrentando uma doença mental”, aponta o médico psiquiatra Paulo Vecchi Abdala, diretor clínico do HPM.

Para se ter uma ideia da importância do tema, antes mesmo de a pandemia se tornar parte da vida de praticamente toda a população do planeta, os números já eram alarmantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas. A Covid-19 fez não só com que esses transtornos se agravassem, mas também trouxe novas questões.

Na tentativa de entender o contexto, especialistas criaram termos para dar nome aos sentimentos e ao estado psíquico que muita gente tem vivenciado.

Fadiga pandêmica, por exemplo, é a terminologia adotada pela OMS para designar o cansaço e o esgotamento físico e mental provocados pela pandemia. As restrições na vida social, financeira, entre outras dimensões, aumentam a falta de perspectiva e diminuem o poder de planejamento.

Nada disso é, em si, um sério transtorno psíquico, mas esse tipo de sofrimento prolongado pode, segundo a organização, gerar ansiedade, depressão e insônia, mesmo em quem não apresentava qualquer tendência prévia.

SOBRE O HPM
O Hospital Psiquiátrico de Maringá é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, atendendo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), as populações de Maringá, Macrorregiões de Saúde Noroeste e Oeste, além de demais municípios do Paraná. Fundado em 1962, é Hospital Referência Estadual em Saúde Mental. Além do atendimento ao SUS, o hospital disponibiliza consultas ambulatoriais particulares agendadas com seu corpo clínico. Mais informações e agendamento: telefone: (44) 3029-4211. Endereço: Rua Antônio Carniel, 665 – Zona 05.

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá