Junho marca um período essencial para os hemocentros de todo o país: é quando a campanha de doação se intensifica, porque, por conta do inverno, as contribuições diminuem consideravelmente. Estabelecido por lei, o sangue doado deve ser destinado aos hospitais que possuem leitos do SUS, como é o caso do Hospital Uopeccan. Dessa forma, o doador voluntário pode fazer o cadastro pelo site disponibilizado pelo governo e, ao chegar ao local, informar que deseja que o sangue seja enviado ao hospital, conforme explica a assistente social do Hemocentro de Cascavel, Eliane Avancini. Esse ato é importante, pois os pacientes em tratamento oncológico necessitam, em diversos momentos, como em cirurgias, de reposição de sangue.

Após a coleta, o sangue é fracionado de acordo com os hemocomponentes e destinado ao hospital conforme a demanda, como explica a chefe técnica do Hemocentro de Cascavel, Loriley Keila Rocha. “O médico faz a solicitação do hemocomponente que ele precisa. No hospital, são feitas as provas cruzadas, para ver a compatibilidade. Estando tudo certo, o hemocomponente fica armazenado na agência transfusional do hospital”, detalha.

A agência transfusional funciona como um braço do hemocentro dentro do hospital. Na unidade, ela é coordenada pelo farmacêutico bioquímico oncológico Rafael Pereira Moya, que presta um serviço à instituição. “Tendo o sangue armazenado, o trabalho fica mais ágil, a amostra do paciente não sai do hospital, vai para a agência, que faz todos os testes e, quando necessário, disponibiliza para o paciente”, explica Rafael sobre a importância da agência.

Doações recebidas em abril

O sangue doado é fracionado em quatro partes e, durante o mês de abril, o Hemocentro enviou ao hospital 237 bolsas de hemácias, 143 de plaquetas, 46 de plasma e 48 de CRIO.

Como doar

Para doar, basta acessar o site da Secretaria de Saúde do Paraná [ https://www.agendamento.pr.gov.br/age/pages/publico/agendarservico/escolhaServico.jsf?dswid=-5893 ], e preencher as informações para agendamento.

Dia Mundial do Doador de Sangue

Além do Junho Vermelho, no dia 14 é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Iniciada pela OMS, a data serve não apenas para agradecer aqueles que doam, mas também para incentivar que outras pessoas contribuam com quem precisa.

Fonte: UOPECCAN