Profissionais que atuam como otorrinolaringologista ou com áreas correlatas podem se inscrever em três capacitações gratuitas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS). Também são oferecidos cursos para profissionais de saúde que atuam na atenção às pessoas com obesidade, no âmbito da Atenção Básica e da Atenção Especializada.

Saiba mais abaixo.

Capacitações para profissionais que atuam na atenção às pessoas com obesidade

Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, marcado no próximo sábado (4), o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), reforça a divulgação de capacitações para profissionais de saúde que atuam na atenção às pessoas com obesidade, no âmbito da Atenção Básica e da Atenção Especializada. Todas as ofertas educacionais estão disponíveis na plataforma UNA-SUS.

Sobre os cursos:

A habilitação tem o objetivo de compartilhar ações voltadas para a promoção de alimentação saudável e para o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade que possam ser incorporadas no processo de trabalho da Atenção Primária. Os estudantes terão a possibilidade de apreender os conceitos abordados, bem como trilhar todo o processo ativo de aprendizagem. As inscrições seguem abertas até 30 de junho de 2023.

O curso busca capacitar o profissional de saúde para reconhecer a problemática de sobrepeso e obesidade como uma questão multifatorial relevante a ser abordada na Atenção Primária, tornando-o, com isso, capaz de identificar os principais instrumentos de avaliação, diagnóstico e monitoramento alimentar e nutricional. É possível realizar a inscrição até 30 de junho de 2023.

Com inscrições abertas até 30 de junho de 2023, a habilitação tem o objetivo de capacitar o profissional de saúde para compreender a importância da promoção da alimentação adequada e saudável na gestação, além de reconhecer a estrutura de parâmetros e ferramentas para subsidiar o desenvolvimento de ações individuais e coletivas para a prevenção e o controle do sobrepeso e da obesidade durante o período gestacional.

Capacitações para otorrinolaringologista e áreas correlatas

Profissionais que atuam como otorrinolaringologista ou com áreas correlatas podem se inscrever em três capacitações gratuitas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS). O otorrinolaringologista, ou mais popularmente conhecido como otorrino, é o médico especializado no diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.

Conheça as ofertas educacionais:

Disponível na plataforma AVASUS, o curso conta com cinco aulas que esclarecem como o sistema respiratório é afetado pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e como os cuidadores podem colaborar para que os pacientes possam ter um melhor manejo dos sintomas respiratórios. Com carga horária de 10 horas-aula, a oferta educacional segue com inscrições abertas por tempo indeterminado.

A habilitação busca qualificar a abordagem dos principais problemas respiratórios no adulto, melhorando a resolubilidade da Atenção Básica. Os temas incluem epidemiologia dos problemas respiratórias nos adultos frequentes na Atenção Básica (broncopneumonia, rinite alérgica, rinossinusite, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e tabagismo). O curso, com carga horária de 45 horas-aula, segue com inscrições abertas até 31 de julho de 2023, na plataforma UNA-SUS.

Com carga horária de 45 horas-aula, a oferta educacional permanece com inscrições abertas até 30 de março de 2023 na plataforma UNA-SUS e objetiva que o aluno tenha a oportunidade de reconhecer os fatores de risco da deficiência auditiva e visual para recém-nascidos. Além disso, a capacitação proporciona a compreensão das etapas de realização da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e da Triagem Ocular Neonatal (TON), o acompanhamento e o monitoramento dos marcos do desenvolvimento da criança após os testes de triagem neonatal.

Fonte: Ministério da Saúde