Há oito anos, o E-saúde (Encontro de Tecnologia Aplicada à Gestão em Saúde) promove debates amplos e variados focados em novidades e soluções inovadoras na área da saúde. Com grandes nomes do mercado nacional e internacional, além de cases internos e externos ao Sistema, o evento oportuniza que profissionais da área da saúde, gestão e tecnologia compartilhem conhecimento em prol do fortalecimento do setor, estreitando laços e construindo novas parcerias. A Femipa é uma das apoiadoras do encontro.

A 8ª edição do evento – após dois anos no formato on-line – aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, na Associação Médica do Paraná (AMP), em Curitiba, e contou com transmissão simultânea no Youtube. Temas como interoperabilidade, jornada e engajamento do paciente, uso das tecnologias aplicadas na gestão da saúde, entre outros, foram debatidos ao longo da programação. A mesa de honra do evento foi composta por representantes de entidades e parceiros da Unimed Paraná.

Entre eles: Roberto Yosida, presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR); Nerlan de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná; Tiago Antonio Cesco, representando o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa); Claudia Moro, representando o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde Stricto Sensu da PUCPR – PPGTS; e Marlus Volney de Morais, representando o presidente da Unimed Curitiba.

As autoridades agradeceram o convite e destacaram a importância em debater temas que impactam diretamente o cuidado do paciente e o setor de saúde. Em seguida, o presidente da Unimed Paraná Paulo Roberto Fernandes Faria ressaltou a tarefa contínua em preparar um evento que busque responder às dores do Sistema. “A tecnologia em saúde, em especial a inteligência artificial, tem permitido avanços no cuidado do paciente, transformando a medicina atual. Entretanto, para que seja efetiva e não, simplesmente, provoque ainda mais desperdício, exige interoperabilidade e apoia-se em cinco Ps: preventiva, preditiva, personalizada, participativa e pertinente”, disse, chamando a atenção para o alto índice de desperdícios que o setor enfrenta.

A abertura do E-saúde trouxe, ainda, o lançamento oficial do novo sistema de gestão da Unimed Paraná, o Nótus, realizado pelo diretor de Inovação e Desenvolvimento Omar Genha Taha.

Painéis e cases

Além de palestras que fomentaram grandes debates, o E-saúde trouxe dois painéis voltados ao compartilhamento de cases – tanto do Sistema, como externos. Foram abordadas temáticas de “Projetos e iniciativas de inovação em Saúde” e “Soluções e Experiências do uso da Tecnologia em Saúde”, com a participação de profissionais do Sebrae, LACTEC, PUCPR, Hilab, ComSentimento, DparaE, Academia Médica e das Unimeds Brasil, Paraná e Londrina.

Fonte: Saúde Debate