onaA ONA (Organização Nacional de Acreditação) anunciou que, em junho, homologou a renovação de certificações de dez serviços de saúde no País. No total foram cinco hospitais, dois laboratórios, um centro de diagnóstico por imagem, um programa de prevenção a saúde e um programa de atendimento domiciliar.

Entre os hospitais dois upgrades foram obtidos: um pelo Hospital Português, instituição filantrópica de Salvador (BA), recertificada pela sexta vez consecutiva, e outro pelo Hospital Nipo-Brasileiro, de São Paulo (SP), recertificado pela quinta vez. Ambos receberam a classificação de Acreditado com Excelência (Nível 3).

O Hospital Português (HP), com cerca de 460 leitos, desenvolveu os requisitos necessários para avançar ao terceiro nível de certificação utilizando o diagnóstico de desempenho. O HP apostou no aperfeiçoamento dos processos internos como forma de atingir a sustentabilidade e preservar a segurança e qualidade dos serviços.

Para tal a organização criou protocolos clínicos e gerenciais, políticas institucionais, comitê de gestão da qualidade e segurança do paciente, comissão de planejamento estratégico, entre outros mecanismos, que resultaram em maior qualidade assistencial. O processo tem continuidade com o aprimoramento contínuo, equipes integradas, uso de ferramentas de gestão hospitalar e definição de metas coerentes, entre outros avanços.

Já o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) utilizou recurso diferente para atingir o objetivo. Uma campanha interna, chamada de “Buscando a Acreditação em Excelência Nível 3”, a cerca de um ano, buscou informar e envolver os funcionários no processo de conquista do grau máximo de certificação da ONA. Estruturada sob o tema “Você é Peça Fundamental”, a iniciativa teve duração de 10 meses e o suporte de materiais de divulgação, como folders, cartazes, banners, flyers, e-mail marketing, brindes e livreto, entre outros.

Para a instituição, o destaque fica por conta do o envolvimento do corpo de colaboradores e terceiros nas ações voltadas para o processo de certificação, que incluiu palestras mensais sobre a importância de cada um no processo.

Recertificação
Outra instituição que teve serviços homologados pela ONA foi a Unimed-Franca, com o Unilar – Assistência Domiciliar, serviço de tratamento domiciliar aos pacientes, e o Medicina Preventiva, com foco no controle das patologias crônicas, que promove orientações sobre saúde e incentivo a mudança de hábitos.

O Unilar, acreditado em Nível 2 (acreditação plena) desde 2011, é um dos primeiros serviços do tipo a ser certificado no País e atualmente atende mais de 450 clientes no sistema home care, disponibilizando médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos focados na assistência domiciliar humanizada, por meio da promoção, difusão e aperfeiçoamento da atenção à saúde. Já o programa de Medicina Preventiva, também Nível 2, também foi o primeiro dessa natureza certificado pela ONA e cuida atualmente de mais de 850 pessoas, entre idosos, portadores de câncer, gestantes, obesos, diabéticos e hipertensos, que utilizam os serviços e programas disponíveis.

Além das instituições destacadas, foram homologadas em junho a segunda recertificação do Hospital Santa Maria (Nível 3), instituição federal localizada na capital paulista, e a terceira recertificação do Hospital Regional do Vale do Paraíba (Nível 2) em Taubaté. O Hospital Vera Cruz, instituição federal localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, também obteve a terceira recertificação, classificado no Nível 3.

Outros serviços homologados são os laboratórios Maia, de São Mateus (ES), que está na quarta recertificação (Nível 3) e o Laboratório Freeman, de Campinas, recertificado pela terceira vez e classificado com o Nível 2; além do Documenta Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem, de Ribeirão Preto, instituição estadual com Nível 2, que foi recertificada pela segunda vez.

Fonte: Saúde Web