Logo ao entrar no Hospital Municipal de Araucária (HMA), já é possível avistar um novo “ajudante” do meio ambiente na entrada de colaboradores. Sim, trata-se do Papa-Pilhas, um ajudante inanimado e irracional, mas que possibilita um pensamento ecológico e que contribuirá para que os colaboradores possam descartar pilhas e pequenas baterias usadas.

Como esse tipo de material não pode ser descartado em lixeira comum e muito menos em lixo reciclável, surgiu a necessidade de  existir um local específico para descarte desses resíduos.  Para as pilhas e baterias utilizadas no próprio hospital, o descarte é realizado no Almoxarifado, no momento em que forem trocadas por novas, garantindo o destino final para os resíduo químico produzido no HMA.

Ampliando o conceito da ação, o Comitê de Sustentabilidade do HMA resolveu expandir a ideia e criar os papa-pilhas, instalados na entrada dos colaboradores e no espaço do colaborador, para descarte de pilhas e baterias utilizadas na residência dos profissionais do hospital.

Contribuindo ainda mais com a preservação do meio ambiente e praticando o reaproveitamento de materiais em desuso, os novos papa-pilhas foram confeccionados a partir de porta copos inutilizados e sobras de cano de pvc, que com a ajuda do setor de Manutenção, tiveram suas estruturas reforçadas e foram adesivados com a logomarca da campanha, que consolida o trabalho sustentável da instituição.

O novo projeto de recolhimento desses materiais ainda está em fase de implantação. Futuramente, a instituição pretende abrir o recolhimento à comunidade, estendendo o pensamento sustentável.

 Fonte: Assessoria de Imprensa HMA