Os bons resultados que o Paraná obteve no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS) vão ser incluídos num estudo inédito do Ministério da Saúde. Além do Paraná, o estado de Pernambuco também foi incluído na pesquisa, que deve ser concluída em novembro. Os resultados do estudo servirão para a criação de um modelo nacional de qualificação em vigilância em saúde.

Criado pelo Ministério da Saúde em 2013, o PQAVS define compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo: a federal, com financiamento e apoio técnico; a estadual; e a municipal, buscando induzir a implementação de iniciativas que garantam a melhoria das ações de vigilância em saúde. Pelo programa, os estados e municípios que cumprem as metas preestabelecidas recebem mais recursos do Ministério da Saúde. Os resultados do Paraná foram considerados exemplares e por isso serão foco da análise dos especialistas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, a escolha do Paraná para integrar o estudo não causa surpresa. Ele lembra que no mesmo ano em que o Ministério da Saúde criou o PQAVS, o Paraná implantou o Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde no Paraná (VigiaSUS), que visa fortalecer as ações de vigilância em saúde em todos os municípios do Estado.

“O Paraná tem um sério compromisso com a saúde pública. O Governo do Estado tem investido cada vez mais na qualificação dos serviços de saúde, apoiando os municípios, promovendo ações, comprando equipamentos, realizando repasses para fortalecer as atividades das equipes de saúde. O resultado são serviços de qualidade para a população paranaense”, disse Nardi.

PESQUISA – As pesquisadoras Yluska Reis e Gisele Cazarin, estiveram na Secretaria de Estado da Saúde para coletar dados e conhecer melhor as ações desenvolvidas pela pasta. Como explica Gisele, a pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde é relativa aos resultados dos cinco anos de implantação do PQAVS. A intenção é mostrar os resultados já obtidos e a partir disso criar um modelo para o programa nacional, usando as experiências dos estados onde o programa funcionou de maneira efetiva e trouxe resultados elevados.

No caso do Paraná, o que chamou a atenção do Ministério da Saúde foi a rápida adesão dos municípios paranaenses ao PQAVS, os resultados positivos crescentes e a estratégia de cofinanciamento por meio do VigiaSUS.

“Esse projeto visa subsidiar a qualificação do programa nacionalmente. Nos dois estados escolhidos, entre eles o Paraná, a pesquisa, ao olhar o processo de trabalho que é feito pela secretaria estadual de Saúde, vai ter condições de propor estratégias de melhorias no programa PQAVS nacional”, finaliza Gisele.

Fonte: Sesa