O governador Beto Richa disse nesta terça-feira (18) que o Paraná será referência para todo o País em qualidade do serviço de saúde pública, graças à determinação do governo em cumprir a Emenda Constitucional 29 – que estabelece percentuais mínimos de investimento em saúde – e à parceria com o governo federal.

Ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o governador participou da inauguração da Unidade de Saúde da Barreirinha e do lançamento do Cartão Saúde e anunciou que o Estado vai liberar no ano que vem R$ 10 milhões para a construção de 10 unidades básicas de saúde na capital do Estado.

O ministro disse que o serviço de saúde oferecido nas unidades de atendimento em Curitiba é reconhecido em todo o País. “No Paraná temos exemplo de um serviço público eficiente”, disse Padilha. O Estado tem hoje 2.595 unidades básicas de atendimento à população.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, disse que o trabalho na área da saúde feito em Curitiba tem sido reconhecido no Brasil e até mesmo no exterior. “Temos uma rede que funciona bem e programas que são referência nacional e internacional, como o Mãe Curitibana”, disse.

CARTÃO SAÚDE – Distribuído pelo Ministério da Saúde, o Cartão Saúde estará disponível para os usuários de Curitiba no começo de novembro. Trata-se de um documento com a identificação do portador e um número único inscrito em código de barras. O cartão será fornecido aos usuários após a atualização ou abertura de cadastro nas unidades de saúde.

Ele vai funcionar como uma espécie de identidade de cada pessoa no sistema público de saúde, permitindo o acesso aos dados do portador onde ele estiver, em qualquer ponto do território nacional.

Estiveram na solenidade o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, os deputados federais Osmar Serraglio e Doutor Rosinha, o deputado estadual Elter Welter, secretários municipais de Curitiba e vereadores.

Fonte: Sesa