Na busca por aprimorar a qualidade da assistência médica e impulsionar a saúde no Paraná, os renomados Hospital Ministro Costa Cavalcanti, de Foz, e Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, deram início a construção de uma parceria. A visita para essa aliança estratégica aconteceu nos dias 22 e 23 de fevereiro, e promete não apenas fortalecer os serviços e gestão de saúde oferecidos, mas também impulsionar avanços na medicina, e o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A colaboração entre os hospitais, ambos filantrópicos e reconhecidos por sua excelência em diferentes especialidades médicas, surge em um momento crucial em que a troca de conhecimentos e experiências se torna fundamental para enfrentar os desafios do setor de saúde.

O encontro contou a presença do Conselho Diretor do HMCC, dos diretores do Hospital Pequeno Príncipe José Álvaro Carneiro, Ety Forte Carneiro, André Teixeira e outros integrantes da equipe, e teve como pauta principal a otimização dos processos no atendimento aos pacientes, além de compartilharem melhores práticas e expertises. O superintendente do Costa Cavalcanti, Gilmar de Oliveira, fez uma apresentação institucional, e depois todos realizaram uma visita às estruturas do complexo hospitalar.

Gilmar de Oliveira enalteceu a importância do hospital curitibano no atendimento às crianças e adolescentes do Paraná e de diversos outros estados. “É com grande satisfação que reforçamos nossos laços institucionais com o Hospital Pequeno Príncipe, esta aproximação, sem dúvida, é uma grande oportunidade de trocarmos experiências, aprimorando nossos processos, com intuito de otimizar a qualidade da assistência e segurança dos nossos pacientes”, declarou.

O diretor corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, destacou a relevância estratégica para o país do cenário da tríplice fronteira do ponto de vista social e da saúde infantil. “Ao estabelecer um modelo de parceria bem-sucedido, nossos hospitais podem inspirar outras instituições a buscar alianças semelhantes, e influenciar positivamente o cenário da saúde em nível regional e nacional”, frisou.

Ao longo dos dois dias, representantes do HMCC nas áreas como faturamento, suprimentos, qualidade, governança clínica, tecnologia da informação, planejamento estratégico entre outros, também apresentaram os processos atuais aos representantes do Pequeno Príncipe.

Itaipu Binacional
Em 2023, a Itaipu Binacional anunciou a destinação de R$ 15 milhões para contribuir com a construção de um hospital-dia no Pequeno Príncipe Norte. Outros R$ 55 milhões serão investidos no próprio HMCC. “Está na missão da Itaipu, e também é diretriz do Governo Federal, contribuir para o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai. Por isso lançamos o programa Itaipu Mais que Energia e estamos investindo em projetos de desenvolvimento social, econômico e para a proteção do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida das pessoas. A saúde é parte fundamental desse processo”, afirmou o diretor-geral brasileiro, Enio Verri.

Fonte: HMCC