Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Pequeno Príncipe celebra novas ações em prol da eficiência energética. Além de um novo sistema de captação de luz solar, o maior hospital exclusivamente pediátrico do país anuncia, para o final de julho deste ano, o primeiro passo de um projeto inédito de independência energética.

Os 500 metros quadrados com painéis fotovoltaicos instalados nos telhados de prédios da instituição têm capacidade para produzir 13.777kWh/mês, o que representa uma redução de 12,6% no consumo elétrico atual. A iniciativa conta com o apoio de programas de incentivo de eficiência energética da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que visam à promoção do uso consciente de recursos naturais, à diminuição dos custos de operação para geração, transmissão e distribuição de energia, com consequente atenuação do valor da fatura de energia elétrica. A instituição já contava com dois sistemas de energia limpa. Um deles abastece o Laboratório Genômico e outro foi instalado no Jardim dos Sonhos, área de descanso dos pais e onde eles podem carregar celulares ou outros dispositivos eletrônicos.

Já o novo projeto de independência energética prevê a implantação de uma “fazenda para geração de energia solar” no Noroeste do Paraná que, quando estiver totalmente implementada, terá capacidade de produção 200% maior que o consumo atual de todo o Complexo Pequeno Príncipe, do qual fazem parte o Hospital, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e a Faculdades Pequeno Príncipe. De acordo com o diretor-corporativo, José Álvaro Carneiro, a ideia de superar toda a demanda atual é também garantir o abastecimento energético da nova unidade da instituição, o Pequeno Príncipe Norte, que será implantado no bairro Bacacheri.

“Pioneiro em ações ambientais, o Pequeno Príncipe elaborou um projeto inovador que alia premissas de contemporaneidade, qualidade e também sustentabilidade em seu projeto de expansão. A proposta respeita os remanescentes de floresta e campos nativos e faz o melhor aproveitamento de água e movimentação da terra sem onerar o meio ambiente, entre outras iniciativas”, destaca Carneiro.

O Pequeno Príncipe Norte será instalado em uma área de 20 hectares (dos 199 mil m², serão mantidos 104 mil m² de espaços verdes) e contemplará um jardim botânico, para exposição, educação ambiental e coleção de espécies, especialmente as medicinais, e um bosque nativo. O diretor-corporativo do Complexo lembra que os trabalhos ambientais para a estruturação do jardim botânico estão na fase inicial, prevendo a retirada de espécies exóticas do bosque, identificação e preservação de espécies raras ou ameaçadas de extinção, e plantio de nativas, visando ao enriquecimento biológico. Essas ações atendem à Agenda Verde do Complexo, evidenciando a importância da biodiversidade para colaboradores, pacientes, familiares e comunidade.

Premiado

O Pequeno Príncipe vem sendo reconhecido pelo pioneirismo e ineditismo das ações em prol do meio ambiente. Em fevereiro deste ano, foi reconhecido como uma das instituições de saúde com melhores ações climáticas do mundo. O Hospital recebeu o Global Climate Award 2021 na categoria Energy Efficiency – Silver/Eficiência Energética – Prata, concedido pelas organizações internacionais Saúde Sem Dano e Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis em parceria com o Projeto Hospitais Saudáveis. Além da redução no consumo de energia, o inventário ambiental encaminhado para o Desafio a Saúde pelo Clima inclui ações ambientais que representam um impacto ainda maior e têm rendido outras premiações de práticas ambientais e sustentáveis, como o Prêmio Amigo do Meio Ambiente.

Em 2021, por exemplo, o Hospital tornou-se a segunda instituição de saúde do Brasil a neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEEs), em uma parceria firmada com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). Para compensar as toneladas de carbono emitidas anualmente, o Pequeno Príncipe assumiu a proteção e o manejo de dez hectares de florestas nativas presentes na Reserva Natural das Águas, mantida pela SPVS no município de Antonina, litoral do Paraná.

Sintomia

Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Dia Mundial do Meio Ambiente é realizado anualmente desde 1973. O tema de 2022, “Uma Só Terra”, pretende celebrar as ações ambientais coletivas. A campanha defende a mudança ambiental transformadora em escala global e chama a atenção para a ação climática, a ação na natureza e a ação na poluição, ao mesmo tempo em que incentiva todos a viver de forma sustentável.

Em sintomia com a temática deste ano, o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe diz que a instituição está fazendo a sua parte, mas que cada um também precisa incluir na rotina atitudes individuais para o bem do planeta. “A sociedade precisa reconhecer os ensinamentos da pandemia e reagir revendo suas relações com a biosfera e os vulneráveis. O planeta Terra é a nossa única casa, e nós, como cidadãos, devemos nos preocupar e agir para que tenhamos boas condições de meio ambiente. Mais do que realizar ações ambientais, o Pequeno Príncipe quer explicitar o compromisso com a saúde da biosfera. Temos uma relação muito íntima com a saúde das crianças, e conservar a natureza é um meio de garantir qualidade de vida à presente e às futuras gerações”, conclui.

 

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe