Na tarde desta quarta-feira (24), a Diretoria da CMB esteve com representantes de diversas federações e hospitais filantrópicos na 226° Reunião do Conselho de Administração e 46° Reunião do Conselho Consultivo da Confederação, realizada durante a Hospitalar 2023, em São Paulo. Durante o encontro, a Confederação anunciou o projeto InFila, feito em parceria com a MV, que tem por objetivo gerar indicadores do setor filantrópico para contribuir com a melhoria de resultados e subsidiar as instituições na gestão estratégica e eficiente das informações e na tomada de decisão.

O diretor da unidade de Gestão Estratégica da MV, Sócrates Cordeiro, explicou aos participantes sobre as vantagens para otimização da gestão, proporcionadas pela métrica. “Com os dados, será possível comparar, por exemplo, custos de medicamentos, materiais e negociar com fornecedores”, explicou Cordeiro.

“Ter dados do nosso setor é fundamental para que possamos defender, cada dia mais, nossas entidades”, enfatizou o presidente da CMB, Mirocles Véras.

Congresso

Ainda na reunião, a Diretoria da CMB frisou a importância da participação massiva dos representantes das federações e hospitais no 31° Congresso da CMB, que acontecerá em Brasília, nos dias 15, 16 e 17 de agosto. “A participação no Congresso, além de proporcionar muito aprendizado, traz oportunidade de parcerias futuras de gestão”, salientou Rogatti.

Da ocasião, sairá uma carta a ser destinada ao Ministério da Saúde, pontuando os compromissos das instituições filantrópicas e os pleitos das entidades, para que o governo tenha dimensão das necessidades e norteia ações. “Será um documento oficial, que vai ter força para cobrarmos o governo nos próximos três anos”, disse Véras.
Também no Congresso, será lançado livro em comemoração aos 60 anos da CMB.

Ações da CMB

A reunião também tratou das ações e intermediações que a CMB vem fazendo em defesa ao setor, como as questões envolvendo as dificuldades do setor acerca do piso da enfermagem. Véras agradeceu as federações pela mobilização que tem fortalecido o coro dos hospitais quanto aos entraves da situação.

Durante Hospitalar 2023, presidente da CMB debate sobre investimentos em tecnologia

O presidente da CMB, Mirocles Véras, participou como debatedor, na manhã desta quinta-feira (25), do painel “Diálogos ABIMED”, na Hospitalar 2023, em São Paulo, onde foi apresentado o estudo “Impacto da tecnologia nos custos de saúde”.

Promovida pela ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde) e realizado pela LCA Consultores, a análise levou em conta as duas esferas da tecnologia médica – custo e bem-estar social – a fim de auxiliar na tomada de decisão sobre o uso das tecnologias, tendo em vista as condições socioeconômicas do País.

Além de Véras, o painel, moderado pelo presidente da ABIMED, Fernando Silveira Filho, foi composto pelo presidente da ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde), Renato Freire Casarotti; o secretário-executivo da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde), Bruno Sobral; e o diretor-executivo do Sistema de Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Eliézer Silva.

Em sua fala, Véras destacou que os investimentos e custos em tecnologia na saúde muito desafiam o setor filantrópico. “Precisamos discutir o crescente endividamento das Santas Casas e hospitais filantrópicos, que nos impedem de investir em novas tecnologias, uma dívida que existe porque estes hospitais jamais se furtam da missão de servir e assistir aos brasileiros. Precisamos evoluir, de uma vez por todas, com financiamento e o orçamento da saúde em nosso País”, pontuou.
O presidente da CMB ainda destacou a importância do estudo da ABIMED.

“Ele nos provoca a conhecer e mensurar os impactos da tecnologia sobre custos e sobre a qualidade de assistência às pessoas”, disse. “Estamos vivendo um avanço muito rápido das novas tecnologias, mas precisamos visualizar a estratégia de evolução, combatendo o imediatismo e nos organizando para vencermos estes diversos desafios. Continuamos contando com o apoio de vocês e de todos os demais aqui presentes para nos ajudarem a voltar a investir”, completou.

“Sabemos da importância que as Santas casas têm”, salientou o presidente da ABIMED.

Fonte: CMB