Foi lançado no dia 31 o vídeo Cirurgia Segura, desenvolvido pelo Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) é uma estratégia para minimizar os danos desnecessários durante procedimentos cirúrgicos.

Centrado no uso da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, recomendada no âmbito da campanha Cirurgias Seguras Salvam Vidas (Safe Surgery Saves Lives) proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e destinado a médicos, equipes cirúrgicas e gestores de saúde, esse é o primeiro produto audiovisual gerado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a temática.

A Lista de Verificação considera que existe um conjunto de aspectos organizacionais e humanos que devem ser observados para evitar a ocorrência de eventos adversos durante uma cirurgia. “É uma garantia formalizada e minuciosa de que todos os aspectos que são importantes para o sucesso de um determinado procedimento ou cuidado serão verificados e revistos, evitando erros”, explica o médico e
coordenador executivo do Proqualis, Victor Grabois.

Segundo ele, a Lista pode representar não apenas a diferença entre a vida e a morte, mas entre uma boa ou má recuperação do paciente, uma vez que prevê a verificação de procedimentos antes e depois da cirurgia. “Ela contribui para verificar se não falta nada para que a cirurgia ocorra da melhor maneira possível, se não foi deixado nada dentro do paciente, por exemplo”, explica ele.

Alguns aspectos, que parecem simples, são fundamentais como checar se o paciente na sala de cirurgia é aquele que deve ser operado, se ele utiliza medicamentos ou, em caso de previsão de uso de sangue durante a cirurgia, se o material está disponível e reservado. “Existem homônimos ou pessoas que têm nome parecido. Em uma situação de emergência certos aspectos podem ser deixados de ser verificados. A Lista confere elementos que vão ter impacto do ponto de vista do cuidado seguro porque não se fará nada que possa prejudicar o paciente”, enfatiza o médico.

Outra instituição pública participante da produção do vídeo “Cirurgia Segura” foi o Comando da Aeronáutica, do Ministério da Defesa, que, por meio de sua Diretoria de Saúde, colocou o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) à disposição para a gravação do vídeo. O centro cirúrgico do HFAG foi a locação para a simulação dos momentos em que se realizam as checagens da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica.

O Proqualis tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento das ações de saúde, principalmente por meio da difusão de conteúdos científicos e técnicos. A publicação do vídeo no portal Proqualis garante acesso aos interlocutores de língua portuguesa a uma demonstração do uso da Lista de Verificação em uma cirurgia realizada por atores liderados por um cirurgião (não ator) que atribui verossimilhança à narrativa.

“É o primeiro filme brasileiro que aborda a Lista respeitando as lógicas da cultura e práticas do país”, destaca Victor.

Assista o vídeo aqui.

Fonte: Saúde Web