O prazo para inscrições no Curso Básico da Rede Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), uma iniciativa do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp), foi estendido. Os interessados têm até o dia 18 de agosto para se registrarem no programa online de 40 horas, por meio do site oficial.

Agendado para ocorrer entre 28 de agosto e 8 de outubro de 2023, o curso surge como resultado da colaboração entre o Profesp e o CIEVS. Ambos os programas estão alojados no Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

Conteúdo

As aulas, visando aprimorar a aprendizagem e o domínio do tema, contarão com infográficos e conteúdos interativos. O objetivo do curso é capacitar e aprimorar as competências e habilidades dos profissionais que atuam na Rede CIEVS. O público-alvo compreende profissionais de nível superior ou médio dos órgãos públicos de saúde que operam na Rede CIEVS.

Até o momento, 954 pessoas já se inscreveram, sendo que a maioria é composta por mulheres (83,4%). A distribuição entre esferas municipais (43,9%) e estaduais (46,4%) é equilibrada. Destaca-se que os estados mais representados nas inscrições são Ceará (8,1%), Bahia (7,9%), Maranhão (7,1%) e Pernambuco (6,1%).

CIEVS

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) desempenha um papel crucial na identificação sistemática de emergências epidemiológicas, através do uso de notificação telefônica, eletrônica e a análise de dados dos principais meios de comunicação. Este trabalho tem sido aperfeiçoado constantemente para otimizar a triagem, verificação e análise das notificações, o que facilita uma resposta mais rápida e eficiente.

Além disso, o CIEVS é a principal ferramenta de conexão entre a SVSA, Secretarias Estaduais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e outras organizações, no desencadeamento de respostas às emergências epidemiológicas.

O CIEVS também auxilia na elaboração de Planos de Resposta, oferecendo informações epidemiológicas oportunas e fomentando a estruturação de Unidades de Respostas. Além disso, monitora e avalia a implementação desses planos, bem como disponibiliza infraestrutura e tecnologia para a análise de situação de saúde dos programas prioritários da SVSA. Também oferece informações atualizadas sobre as emergências epidemiológicas de relevância nacional e programas prioritários.

Fonte: Ministério da Saúde