Hospitais de referências da região Norte do Paraná receberão R$ 9,5 milhões anuais para a qualificação de 116 leitos distribuídos estrategicamente entre os municípios de Apucarana, Arapongas, Londrina e Cornélio Procópio. Os recursos serão usados para não só manter ativos esses leitos, mas garantir que tenham plena condições de uso, com equipamentos e demais recursos necessários ao atendimento. O dinheiro é do governo federal, obtido através da portaria GM/MS nº 914, após uma articulação da secretaria estadual da Saúde, com o Ministério da Saúde.

Os hospitais beneficiados com a qualificação dos leitos serão o Hospital da Providência em Apucarana, o Hospital do Norte do Paraná (Honpar), em Arapongas, além do Hospital Zona Sul, Hospital Evangélico e Hospital Universitário Regional, todos localizados em Londrina. A Santa Casa de Cornélio Procópio também será contemplada com este aditivo.

A ação representa um avanço na área da saúde e faz parte do Plano Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, programa que visa aprimorar o atendimento médico-hospitalar em todo o Estado. O investimento será direcionado a hospitais de referência, reconhecidos pela relevância no atendimento à população e excelência dos serviços prestados.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da conquista para fortalecer o atendimento. “É uma notícia muito positiva para a região, pois reforça a capacidade de atendimento e aprimora a infraestrutura hospitalar. Os recursos serão essenciais para fortalecer a qualificação dos leitos e, consequentemente, garantir um atendimento mais eficiente e humanizado aos que precisam de cuidados médicos emergenciais”, afirmou o secretário.

“Temos uma relação positiva com o Governo Federal e estes recursos são ótimas ferramentas para reforçar ainda mais o atendimento de urgências e emergências na região. O governador Ratinho Junior determinou que o atendimento à saúde seja próximo da casa das pessoas e este novo aporte soma forças nessa direção”, concluiu o secretário.

Fonte: Sesa